Como os professores aprendem via aprendizagem colaborativa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14826

Palavras-chave:

Formação; Aprendizagem; Colaboração; Conhecimento compartilhado.

Resumo

Este artigo enfoca as principais reflexões de uma pesquisa narrativa sociocultural de cunho qualitativo, cujo objetivo foi compreender os elementos necessários à aprendizagem docente por meio de um trabalho colaborativo. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul com professoras e gestoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram Entrevistas Semiestruturadas e Rodas de Conversa guiadas por tópicos. Dentre as considerações, evidencia-se a importância da relação teoria e prática e a abertura para aprender continuamente, buscando refletir, estudar e (re)criar teorias. Outro elemento importante é o trabalho colaborativo, que oportuniza o compartilhamento de saberes e a construção de novos conhecimentos. Sendo assim, o professor aprende por meio de uma rede de relações, proporcionada no contexto escolar, em que cada elemento é fundamental e contribui para a construção do conhecimento compartilhado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaysa Diovanna Bortoncello, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional - UFSM (2023), Especialista em Psicopedagogia Abordagem Clínica e Institucional - UFN (2008), Especialista em Docência na Educação Infantil - UFSM (2014), Especialista em Atendimento Educacional Especializado - FURG (2022), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Franciscana - UFN (2006). Tutora a distância no curso de Pedagogia EaD UFSM / UAB no período de 2008 a 2012 e professora de anos iniciais e educação infantil nos municípios de Restinga Sêca RS / RS (2009 a 2018), Faxinal do Soturno RS (2009 a 2010) e Santa Maria RS (2018 a 2023). Professora de educação infantil concursada nos municípios de São João do Polêsine RS / RS (2011 até o presente momento) e Agudo RS (2023). Gestora nas escolas EMEF La Salle, EMEF Pedro Paulo Pradella e EMEI Beija-Flor em São João do Polêsine RS (2021 a 2023) e atualmente Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São João do Polêsine RS. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-8983-8026 

  • Graziela Escandiel de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS (2002) e Graduação em Pedagogia - Educação Pré-Escolar e Matérias Pedagógicas do 2º Grau. pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS (1999). Professora no Centro Universitário de Jaraguá do Sul/SC - UNERJ (2002 a 2006). Atualmente é professora no Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior- (GPFOPE) e do Grupo de Pesquisa GPDOC - Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior. Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - Diurno (2014-2016). Coordenadora de Área do PIBID/UFSM/Pedagogia - Educação Infantil (2014-2018). Coordenadora Institucional do PIBID/UFSM (2018-2020) e (2020-2022) Tem experiência na área de Educação, na Formação de Professores em cursos de Pedagogia. Seus estudos têm ênfase na Educação Infantil e conhecimentos relativos à infância. Atua principalmente com os seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Trabalho Pedagógico, Docência e Estágios.

  • Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação (1995), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Pedagoga pela UFRGS (1986), Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi professora do Colégio de Aplicação da UFRGS (1982-1993), atuando como alfabetizadora e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi lotada provisoriamente no Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI do CE/UFSM e professora colaboradora do Departamento de Metodologia do Ensino no período de dezembro 1993 a maio de 1996, quando assumiu como professora permanente deste mesmo departamento. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação(desde 2003) e Políticas Públicas e Gestão Educacional(desde 2015). Coordenadora substituta do PPG em Educação do CE/UFSM, no período de 2005 a 2007. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado e Doutorado, no período de 2007-2009. Coordenadora substituta pró-tempore do PPGE, de 01 a 07/2014; membro do colegiado do PPGE de 09/2005 a 06/2014, retomando a função a partir de 04/2017. Representou o Centro de Educação no Conselho Editorial da Editora da Universidade (05/2010 até 07/2014). Membro do conselho consultivo de diversas revistas brasileiras e internacionais e parecerista ad hoc. Editora da Revista POLED de 09/2014 a 09/2018. Editora-chefe da Revista Educação(UFSM) de 05/2014 a 01/2017, editora de seção na revista Educação(UFSM (2017a 2021). É do comitê editorial da revista POLED e parecerista ad doc de vários periódicos nacionais e da América Latina. Representou a UFSM como Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS de 06/2015 a 06/2016. Foi membro do Conselho Municipal de Educação nos períodos de 2009 a 2012 e 2014 a 2017. Representa a UFSM, desde 2012, nos programas de Políticas Educativas e Políticas Linguísticas-NEPI/AUGM; coordenou o Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM de 09/2014 a 09/2018. Atua na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tendo como foco de Pesquisa a formação docente na educação básica e superior. Membro permanente do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UFSM (2010 até o momento) e representante de área neste mesmo comitê. Presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da UFSM de 2010 a 2014. Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Pedagogia diurno de 2011 a 2015. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia de 2000 a 2004 e 2014 a 2015. Formadora do Pacto Nacional pela alfabetização da Idade Certa, realizando assessoria pedagógica às redes de ensino municipais e estaduais no que se refere à leitura e à escrita no contexto escolarizado (2013-2015). Temáticas de estudo: formação permanente de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico compartilhado, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, cultura escrita na infância e na EJA, alfabetização, pedagogia universitária, gestão educacional entre os principais temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE 2002) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Trajetória de Formação (GTFORMA 2002) e do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC-2015). Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES- desde 2005) e associada ao LASA-Latin American Studies Association. Membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos sobre a Infância (PUCRS- desde 2011), ligado a ILADEI- Instituto Latinoamericano de Estudios para la Infância e AIDU-Associação Internacional de Docência Universitária (desde 2014).

Downloads

Publicado

2023-08-27

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Como os professores aprendem via aprendizagem colaborativa?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14826, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14826. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14826. Acesso em: 15 out. 2025.