Como os professores aprendem via aprendizagem colaborativa?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14826Palavras-chave:
Formação; Aprendizagem; Colaboração; Conhecimento compartilhado.Resumo
Este artigo enfoca as principais reflexões de uma pesquisa narrativa sociocultural de cunho qualitativo, cujo objetivo foi compreender os elementos necessários à aprendizagem docente por meio de um trabalho colaborativo. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul com professoras e gestoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram Entrevistas Semiestruturadas e Rodas de Conversa guiadas por tópicos. Dentre as considerações, evidencia-se a importância da relação teoria e prática e a abertura para aprender continuamente, buscando refletir, estudar e (re)criar teorias. Outro elemento importante é o trabalho colaborativo, que oportuniza o compartilhamento de saberes e a construção de novos conhecimentos. Sendo assim, o professor aprende por meio de uma rede de relações, proporcionada no contexto escolar, em que cada elemento é fundamental e contribui para a construção do conhecimento compartilhado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thaysa Diovanna Bortoncello, Graziela Escandiel de Lima, Doris Pires Vargas Bolzan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.