Como os professores aprendem via aprendizagem colaborativa?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14826Palavras-chave:
Formação; Aprendizagem; Colaboração; Conhecimento compartilhado.Resumo
Este artigo enfoca as principais reflexões de uma pesquisa narrativa sociocultural de cunho qualitativo, cujo objetivo foi compreender os elementos necessários à aprendizagem docente por meio de um trabalho colaborativo. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul com professoras e gestoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram Entrevistas Semiestruturadas e Rodas de Conversa guiadas por tópicos. Dentre as considerações, evidencia-se a importância da relação teoria e prática e a abertura para aprender continuamente, buscando refletir, estudar e (re)criar teorias. Outro elemento importante é o trabalho colaborativo, que oportuniza o compartilhamento de saberes e a construção de novos conhecimentos. Sendo assim, o professor aprende por meio de uma rede de relações, proporcionada no contexto escolar, em que cada elemento é fundamental e contribui para a construção do conhecimento compartilhado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

