O feedback apoiado pelas tecnologias digitais como estratégia metacognitiva no ensino de ciências
um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.14910Palavras-chave:
Estratégias de aprendizagem, Metacognição, Tecnologias EducacionaisResumo
Embora exista uma vasta literatura sobre as práticas de feedback e os seus efeitos nos resultados da aprendizagem, são escassas as pesquisas que analisem os efeitos das tecnologias digitais como aporte para fornecer o feedback e promover a regulação metacognitiva dos estudantes. Este estudo teve como objetivos examinar: a) investigar as relações entre o perfil dos professores e a abordagem dessa estratégia no contexto de ensino; e b) identificar as tecnologias digitais utilizadas para o desenvolvimento da regulação metacognitiva em sala de aula. A amostra foi composta por 101 professores de ciências da educação básica pertencentes às cinco regiões que compõem o Brasil. Dito isso, adotou-se uma pesquisa mista, descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu a partir de um levantamento survey on-line direcionado aos professores que aderiram à pesquisa. Os resultados constataram diferenças na distribuição das respostas em três aspectos: sexo, região e habilitação em relação aos componentes do feedback, autorregulação e tecnologias, respectivamente. Por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a ampliação do entendimento referente à temática de feedback aliado às tecnologias digitais como estratégia para a regulação metacognitiva.
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