O feedback apoiado pelas tecnologias digitais como estratégia metacognitiva no ensino de ciências

um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.14910

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem, Metacognição, Tecnologias Educacionais

Resumo

Embora exista uma vasta literatura sobre as práticas de feedback e os seus efeitos nos resultados da aprendizagem, são escassas as pesquisas que analisem os efeitos das tecnologias digitais como aporte para fornecer o feedback e promover a regulação metacognitiva dos estudantes. Este estudo teve como objetivos examinar: a) investigar as relações entre o perfil dos professores e a abordagem dessa estratégia no contexto de ensino; e b) identificar as tecnologias digitais utilizadas para o desenvolvimento da regulação metacognitiva em sala de aula. A amostra foi composta por 101 professores de ciências da educação básica pertencentes às cinco regiões que compõem o Brasil. Dito isso, adotou-se uma pesquisa mista, descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu a partir de um levantamento survey on-line direcionado aos professores que aderiram à pesquisa. Os resultados constataram diferenças na distribuição das respostas em três aspectos: sexo, região e habilitação em relação aos componentes do feedback, autorregulação e tecnologias, respectivamente. Por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a ampliação do entendimento referente à temática de feedback aliado às tecnologias digitais como estratégia para a regulação metacognitiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marly Stephany Magalhães Machado, Universidade Federal do Paraná

    Licenciada em Ciências Biológicas (2018) e especialista em Microbiologia Clínica (2020) pela Universidade Positivo. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (2021).

  • Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Bacharel em Química Industrial, Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - PPGIES (UNILA).

Downloads

Publicado

2024-02-07

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

O feedback apoiado pelas tecnologias digitais como estratégia metacognitiva no ensino de ciências: um estudo exploratório. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14910, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.14910. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14910. Acesso em: 30 nov. 2025.