A (im)possibilidade da educação
como a escola responde ao mal-estar da infância?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.15146Palavras-chave:
Educação, Psicanálise, NeoliberalismoResumo
A busca por respostas às diferentes e subjetivas maneiras de estar na sociedade a partir de diagnósticos médicos têm levado à patologização e à medicalização da educação e da sociedade, aumentando o mal-estar na infância. Neste artigo, busca-se debater questões sobre a educação contemporânea, à luz da psicanálise, em interlocução com as ciências da educação. O objetivo é discutir como o discurso neoliberal afeta a educação e desvelar as consequências desse discurso para as práticas escolares, bem como para a constituição subjetiva das crianças.
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Publicado
2024-02-04
Edição
Seção
Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais
Licença
Copyright (c) 2024 Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Francisca Paula Toledo Monteiro

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Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
A (im)possibilidade da educação: como a escola responde ao mal-estar da infância?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15146, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15146. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15146. Acesso em: 15 out. 2025.