Relações entre as ideias de Paulo Freire e perspectivas da Educação Matemática

Etnomatemática, Modelagem Matemática e Etnomodelagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16062

Palavras-chave:

Educação Matemática, Paulo Freire, Etnomatemática, Modelagem Matemática

Resumo

Este artigo objetiva compreender de que forma as pesquisas acadêmicas estabelecem relações entre a Etnomatemática, a Modelagem Matemática e a Etnomodelagem, com as contribuições de Paulo Freire, no intuito de possibilitar a promoção de uma Educação Matemática mais humanizada e contextualizada. Para tanto, foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2012-2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica. Para análise das cinco investigações selecionadas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Identificou-se que a maioria dos trabalhos que estabelecem relações entre alguns conceitos de Paulo Freire com a Modelagem Matemática ou Etnomatemática, situa-se no campo da Educação de Jovens e Adultos. No entanto, não foi encontrada pesquisa que relacione a perspectiva freirena com a Etnomodelagem. Esta lacuna sublinha a necessidade de investigações sobre as possibilidades destas intersecções.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kamilla Nunes Fonseca-Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP). Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora Pedagógica vinculada à Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estatual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Downloads

Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Relações entre as ideias de Paulo Freire e perspectivas da Educação Matemática: Etnomatemática, Modelagem Matemática e Etnomodelagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16062, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16062. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16062. Acesso em: 15 out. 2025.