Relações entre as ideias de Paulo Freire e perspectivas da Educação Matemática
Etnomatemática, Modelagem Matemática e Etnomodelagem
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16062Palavras-chave:
Educação Matemática, Paulo Freire, Etnomatemática, Modelagem MatemáticaResumo
Este artigo objetiva compreender de que forma as pesquisas acadêmicas estabelecem relações entre a Etnomatemática, a Modelagem Matemática e a Etnomodelagem, com as contribuições de Paulo Freire, no intuito de possibilitar a promoção de uma Educação Matemática mais humanizada e contextualizada. Para tanto, foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2012-2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica. Para análise das cinco investigações selecionadas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Identificou-se que a maioria dos trabalhos que estabelecem relações entre alguns conceitos de Paulo Freire com a Modelagem Matemática ou Etnomatemática, situa-se no campo da Educação de Jovens e Adultos. No entanto, não foi encontrada pesquisa que relacione a perspectiva freirena com a Etnomodelagem. Esta lacuna sublinha a necessidade de investigações sobre as possibilidades destas intersecções.
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