Construindo uma Escola Intercultural do povo Kambeba

história e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16163

Palavras-chave:

Conhecimento tradicionais, Práticas pedagógicas interculturais, Cotidiano da escola indígena

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos líderes Kambeba para a construção de uma educação intercultural na escola indígena Kanata T-ykua. O referencial teórico são os estudos de Valéria Weigel (2000), Paredes (1996), Mariana Ferreira (2001) e Catherine Walsh (2007). Os procedimentos metodológicos utilizados foram da pesquisa bibliográfica e da pesquisa narrativa, com uso do instrumento relato de experiência. A educação do povo Kambeba é levada para sala de aula por meio dos mais idosos e pelos projetos societários trabalhados pelos professores Kambeba. Os resultados apontam que, na escola indígena Kanata T-ykua, os professores indígenas lutam por uma educação intercultural, em que todo o fazer pedagógico na sala de aula valorize os conhecimentos tradicionais do seu povo.

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Biografia do Autor

  • Hellen Simas, UFAM

    Professora Associada II da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAM/2023-2025). Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); Especialização em Ensino, Remoto, a Distância e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana de São Paulo; Graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2006); Graduação em Letras Língua Espanhola pelo Centro Educacional IBRA (2021). Foi professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela (2022-2023) e bolsista CNPq pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (2022-2023). 

  • Raimundo Cruz da Silva, UFAM

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

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Publicado

2025-05-29

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Construindo uma Escola Intercultural do povo Kambeba: história e desafios. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16163, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16163. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16163. Acesso em: 15 out. 2025.