Construindo uma Escola Intercultural do povo Kambeba
história e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16163Palavras-chave:
Conhecimento tradicionais, Práticas pedagógicas interculturais, Cotidiano da escola indígenaResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos líderes Kambeba para a construção de uma educação intercultural na escola indígena Kanata T-ykua. O referencial teórico são os estudos de Valéria Weigel (2000), Paredes (1996), Mariana Ferreira (2001) e Catherine Walsh (2007). Os procedimentos metodológicos utilizados foram da pesquisa bibliográfica e da pesquisa narrativa, com uso do instrumento relato de experiência. A educação do povo Kambeba é levada para sala de aula por meio dos mais idosos e pelos projetos societários trabalhados pelos professores Kambeba. Os resultados apontam que, na escola indígena Kanata T-ykua, os professores indígenas lutam por uma educação intercultural, em que todo o fazer pedagógico na sala de aula valorize os conhecimentos tradicionais do seu povo.
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