Novidade sem o Novo

educação e inovação no neoliberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16169

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Inovação, Teologia, Sofrimento

Resumo

No contexto do neoliberalismo enquanto racionalidade hegemônica com pretensão de Totalidade, a reflexão propõe investigar qual a dimensão educativa da concepção neoliberal de inovação? Parte da discussão iniciada por Benjamin e Polanyi que afirmam que o capitalismo assume a forma de um fenômeno religioso cujo princípio, o ganho, fundamenta todas as decisões. Afirma que o neoliberalismo compreende o estágio em que a dimensão teológica do capitalismo se manifesta de forma inequívoca e que, por sua vez, tem no sofrimento, na pressão por resultado e novidade, sua liturgia permanente. Por fim, afirma que a concepção neoliberal de inovação compreende a materialização da teologia neoliberal. Conclui que o neoliberalismo é, em si, um fenômeno educativo na medida em que modela subjetividades neoliberais e que tem hoje, no discurso ubíquo da inovação uma de suas principais formas de mobilização de seus valores e princípios.

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Biografia do Autor

  • Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. 

  • Samuel Mânica Radaelli, Instituto Federal do Paraná

    Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas. E-mail: samuel.radaelli@ifpr.edu.br

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Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Como Citar

Novidade sem o Novo: educação e inovação no neoliberalismo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16169, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16169. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16169. Acesso em: 15 out. 2025.