Novidade sem o Novo
educação e inovação no neoliberalismo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16169Palavras-chave:
Educação, Neoliberalismo, Inovação, Teologia, SofrimentoResumo
No contexto do neoliberalismo enquanto racionalidade hegemônica com pretensão de Totalidade, a reflexão propõe investigar qual a dimensão educativa da concepção neoliberal de inovação? Parte da discussão iniciada por Benjamin e Polanyi que afirmam que o capitalismo assume a forma de um fenômeno religioso cujo princípio, o ganho, fundamenta todas as decisões. Afirma que o neoliberalismo compreende o estágio em que a dimensão teológica do capitalismo se manifesta de forma inequívoca e que, por sua vez, tem no sofrimento, na pressão por resultado e novidade, sua liturgia permanente. Por fim, afirma que a concepção neoliberal de inovação compreende a materialização da teologia neoliberal. Conclui que o neoliberalismo é, em si, um fenômeno educativo na medida em que modela subjetividades neoliberais e que tem hoje, no discurso ubíquo da inovação uma de suas principais formas de mobilização de seus valores e princípios.
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