O trabalho na universidade e o bem comum

a mercantilização da pesquisa e a governança digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16349

Palavras-chave:

Universidade, docência, pesquisa, mercantilização, meritocracia, governança digital

Resumo

No que segue, discutiremos o sentido do trabalho universitário na atualidade, especialmente no que diz respeito à concepção dominante acerca da pesquisa e à docência no ensino superior. Nossa hipótese é que a compreensão do sentido da docência e a pesquisa universitária se produz hoje, no interior de um horizonte conceitual determinado pela mercantilização do conhecimento; a gestão meritocrática (alocação de recursos em troca de produtividade), e a governança digital, o que, contrário ao esperado, acaba resultando na degradação qualitativa do sistema. Analisaremos a concepção tradicional da universidade como uma instituição pública, livre e autônoma, voltada para a proteção do saber como um bem comum, indivisível e inapropriável. Para isso, consideraremos o trabalho docente tanto sob o modelo de trabalho estatutário quanto sob o regime de função pública. Colocaremos em discussão o conceito de justiça distributiva, que tem servido como base de boa parte das discussões contemporâneas sobre o direito à educação superior e o caráter público da universidade. Por último, consideraremos as transformações ocorridas no interior da sociedade de mercado a partir da década de 1980, e como estas transformações afetaram a universidade, colocando-a em conflito com a sua própria tradição e, em especial, com seu caráter público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maximiliano Valerio Lopez, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Brasil. Atua na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), onde coordena o Núcleo de Estudos de Filosofia, Poética e Educação (NEFPE). Possui Graduação em Ciencias de la Educación pela Universidad Nacional de Cuyo - Argentina; Especialização em Ensino da Filosofia pela Universidade de Brasília; Mestrado e Doutorado em Educação, com ênfase em filosofia da educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2024-11-17

Edição

Seção

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

Como Citar

O trabalho na universidade e o bem comum: a mercantilização da pesquisa e a governança digital. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16349, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16349. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16349. Acesso em: 15 out. 2025.