Perspectivas neoliberais da cultura de consumo na aprendizagem mediada por robôs associada a STEAM
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16352Palavras-chave:
Aprendizagem mediada por Robôs, Cultura de consumo, Sociedade de Consumo, Educação como ProdutoResumo
Este artigo explora os resultados da pesquisa etnográfica sobre a adoção da robótica educacional e em escolas brasileiras. A análise revela como a robótica transcende a mercantilização neoliberal da educação, promovendo o aprendizado colaborativo e transformador. Em escolas públicas, a escassez de recursos levou à inovação com materiais recicláveis, enquanto as escolas privadas integraram kits robóticos como diferencial competitivo. Este artigo tem como objetivo elucidar os argumentos que sustentam a relevância da robótica educacional nas escolas e demonstrar como ela pode se tornar um elemento que transcende a lógica neoliberal de mercantilização da educação, tornando-se acessível para além das classes mais abastadas da sociedade brasileira. Conclui-se, então, que a robótica educacional deve ser vista como uma ferramenta de inclusão e inovação, e não como um produto de consumo.
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