Perspectivas neoliberais da cultura de consumo na aprendizagem mediada por robôs associada a STEAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16352

Palavras-chave:

Aprendizagem mediada por Robôs, Cultura de consumo, Sociedade de Consumo, Educação como Produto

Resumo

Este artigo explora os resultados da pesquisa etnográfica sobre a adoção da robótica educacional e em escolas brasileiras. A análise revela como a robótica transcende a mercantilização neoliberal da educação, promovendo o aprendizado colaborativo e transformador. Em escolas públicas, a escassez de recursos levou à inovação com materiais recicláveis, enquanto as escolas privadas integraram kits robóticos como diferencial competitivo. Este artigo tem como objetivo elucidar os argumentos que sustentam a relevância da robótica educacional nas escolas e demonstrar como ela pode se tornar um elemento que transcende a lógica neoliberal de mercantilização da educação, tornando-se acessível para além das classes mais abastadas da sociedade brasileira. Conclui-se, então, que a robótica educacional deve ser vista como uma ferramenta de inclusão e inovação, e não como um produto de consumo.

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Biografia do Autor

  • Ery Jardim, Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas/RS

    Doutorando em Educação (Bolsista CAPES/PROSUP). Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas/RS, Brasil. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos da mesma Universidade.

  • Idio Fridolino Altmann, Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas/RS

    Doutorando (Bolsista CAPES/PROSUP) e Mestre em Educação pela Universidade La Salle, Canoas/RS, Brasil. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Tecnólogo em Processos Gerenciais. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos e do Grupo de Estudos de Memória, Gestão, Inovação e Empreendedorismo, ambos da mesma Universidade.

  • Ingridi Vargas Bortolaso, Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas/RS

    Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente do PPG Educação e Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos e do Grupo de Estudos de Memória, Gestão, Inovação e Empreendedorismo, ambos da mesma Universidade.

  • Paulo Fossatti, Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas/RS

    Doutor em Educação. Pesquisador e docente do PPG Educação desta universidade. Bolsista Pesquisador Produtividade CNPq. Conselheiro Nacional de Educação. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

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Publicado

2024-11-14

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Como Citar

Perspectivas neoliberais da cultura de consumo na aprendizagem mediada por robôs associada a STEAM. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16352, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16352. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16352. Acesso em: 15 out. 2025.