Capacitismo Religioso: aspectos históricos, relações cristãs e possíveis enfrentamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16441

Palavras-chave:

capacitismo religioso, interseccionalidade, justiça defiça, cristianismo

Resumo

Este artigo objetivou oferecer uma análise teórica aprofundada sobre o capacitismo religioso, com ênfase no Cristianismo. A pesquisa explora aspectos históricos, a relação entre deficiência e religião cristã, bem como possíveis estratégias para combater o capacitismo religioso. A investigação, de natureza bibliográfica, baseia-se em fontes secundárias, como livros, artigos acadêmicos e outros documentos relevantes. O texto examina o papel da religião na formação de concepções sobre capacitismo ao longo da história, sugerindo análise crítica desses aspectos para evitar sua perpetuação e promover a adoção da ética do cuidado, para prevenir atitudes segregacionistas. São discutidos os vínculos entre a religião cristã e o capacitismo, com base na teologia do domínio e em suas raízes históricas. Por fim, como estratégias de enfrentamento, propõe-se a constante discussão sobre a natureza interseccional da deficiência, a superação do modelo médico e a valorização da justiça social para promover uma abordagem inclusiva e equitativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabella Balducci Rezende, Universidade Federal de Itajubá

    Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá. 

  • Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Universidade Federal de Itajubá

    Doutora em Psicologia Social e Professora Associada da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC). 

Downloads

Publicado

2025-02-12

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Capacitismo Religioso: aspectos históricos, relações cristãs e possíveis enfrentamentos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16441, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16441. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16441. Acesso em: 15 out. 2025.