Construindo Caminhos
Educação Profissional e Tecnológica Emancipadora para a Comunidade Surda
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16515Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Surdos, Educação emancipadoraResumo
Este artigo constitui um recorte da pesquisa sobre a educação de Surdos na Educação Profissional e Tecnológica, e tem como objetivo geral analisar as percepções de Surdos vinculados ao ensino técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense, usuários da língua brasileira de sinais. Utilizamos a metodologia de análise do discurso delineada por Orlandi (1984) e a fundamentação teórica e analítica embasada por Ciavatta (2012), Dalcin (2009), Frigotto (2001), Lima (2018), Quadros (2004; 2016), Ramos (2008), Reichert (2015), Rezende (2010; 2022) e outros. Identificamos nos discursos dos estudantes Surdos um efeito de sentido comum: sentimento de desconforto e não pertencimento ao ambiente educacional, refletindo uma falta de afirmação de sua identidade Surda. Essas limitações afastam a possibilidade de assumir um papel protagonista no contexto onde estão inseridos. Concluímos que as condições de produção evidenciam a necessidade urgente de abordagens mais respeitosas e adequadas para proporcionar um caminho em direção a uma educação emancipadora para as pessoas Surdas na Educação Profissional e Tecnológica.
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