Influência das feiras de ciências na escolha acadêmica dos estudantes concluintes participantes da feira de ciências do oeste potiguar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16872

Palavras-chave:

Iniciação científica na escola, Continuidade de estudos, Protagonismo estudantil

Resumo

A Feira de Ciências do Oeste Potiguar é realizada anualmente desde 2011, onde estudantes da Educação Básica são instigados a realizar projetos científicos partindo de problemáticas locais, propiciando a ampliação de saberes e modificações do ambiente. Dessa forma, objetiva-se investigar os impactos da participação da FCOP na escolha da carreira de estudantes concluintes dos Ensinos fundamental e Médio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, acessando os registros de inscrições da FCOP das edições de 2019 a 2023. Após a identificação dos discentes, utilizamos o resultado do SISU e do IFRN para acompanhar as escolhas dos estudantes para seguimento de seus estudos. Observou-se que nos anos de 2019 e 2020, houve uma correspondência entre a área de conhecimento do projeto científico e a área escolhida para seguimento de estudos. Já em 2021 a 2023, a escolha por Instituições próximas de suas residências parece ter impactado a seleção do curso pretendido.

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Biografia do Autor

  • Eleneide Pinto Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN

    Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, concluídas em 2013 e 2017, respectivamente. Graduou-se em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci em 2022, onde também se especializou em Psicologia Institucional, Ludopedagogia e Neuropsicopedagogia entre 2022 e 2023. Em 2024, tornou-se especialista em Educação Especial Inclusiva, Psicomotricidade e o Processo de Ensino Aprendizagem, Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial/Educação Inclusiva/AHSD pela Faculdade Iguaçu. Concluiu mestrado em Ciências Naturais em 2015 pela UERN e doutorado em Agronomia/Fitotecnia em 2020 pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é professor permanente nível VI na Secretaria do Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Tem experiêcnia em Coordenação de Feiras de Ciências; especializa-se em Transtornos do Neurodesenvolvimento e Educação Inclusiva, escreve livros de popularização da ciência para crianças e realiza Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Programa de Pós-Graduação em Ensino.

  • Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    É Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, possui mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

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Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

Influência das feiras de ciências na escolha acadêmica dos estudantes concluintes participantes da feira de ciências do oeste potiguar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16872, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16872. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16872. Acesso em: 15 out. 2025.