Influência das feiras de ciências na escolha acadêmica dos estudantes concluintes participantes da feira de ciências do oeste potiguar
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16872Palavras-chave:
Iniciação científica na escola, Continuidade de estudos, Protagonismo estudantilResumo
A Feira de Ciências do Oeste Potiguar é realizada anualmente desde 2011, onde estudantes da Educação Básica são instigados a realizar projetos científicos partindo de problemáticas locais, propiciando a ampliação de saberes e modificações do ambiente. Dessa forma, objetiva-se investigar os impactos da participação da FCOP na escolha da carreira de estudantes concluintes dos Ensinos fundamental e Médio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, acessando os registros de inscrições da FCOP das edições de 2019 a 2023. Após a identificação dos discentes, utilizamos o resultado do SISU e do IFRN para acompanhar as escolhas dos estudantes para seguimento de seus estudos. Observou-se que nos anos de 2019 e 2020, houve uma correspondência entre a área de conhecimento do projeto científico e a área escolhida para seguimento de estudos. Já em 2021 a 2023, a escolha por Instituições próximas de suas residências parece ter impactado a seleção do curso pretendido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eleneide Pinto Gurgel, Glaydson Francisco Barros de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.