Influencia de las ferias de ciencias en la elección académica de los alumnos finales que participan en la feria de ciencias de oeste potiguar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16872

Palabras clave:

Iniciación científica en la escuela, Continuidad de estudios, Protagonismo estudiantil

Resumen

Anualmente desde 2011 se realiza la Feria de Ciencias Oeste Potiguar, donde se incentiva a estudiantes de Educación Básica a realizar proyectos científicos basados en problemáticas locales, brindando la ampliación de conocimientos y modificaciones del entorno. Así, el objetivo es investigar los impactos de la participación en el FCOP en la elección de carrera de los estudiantes que finalizan la escuela primaria y secundaria. Para ello, se realizó una investigación documental accediendo a los registros de matrícula del FCOP de las ediciones 2019 a 2023. Luego de identificar a los estudiantes, utilizamos los resultados del SISU y del IFRN para monitorear las opciones de los estudiantes para continuar sus estudios. Se observó que en los años 2019 y 2020 existió correspondencia entre el área de conocimiento del proyecto científico y el área elegida para estudios posteriores. Entre 2021 y 2023, la elección de instituciones cercanas a sus hogares parece haber influido en la selección del curso previsto.

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Biografía del autor/a

  • Eleneide Pinto Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN

    Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, concluídas em 2013 e 2017, respectivamente. Graduou-se em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci em 2022, onde também se especializou em Psicologia Institucional, Ludopedagogia e Neuropsicopedagogia entre 2022 e 2023. Em 2024, tornou-se especialista em Educação Especial Inclusiva, Psicomotricidade e o Processo de Ensino Aprendizagem, Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial/Educação Inclusiva/AHSD pela Faculdade Iguaçu. Concluiu mestrado em Ciências Naturais em 2015 pela UERN e doutorado em Agronomia/Fitotecnia em 2020 pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é professor permanente nível VI na Secretaria do Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Tem experiêcnia em Coordenação de Feiras de Ciências; especializa-se em Transtornos do Neurodesenvolvimento e Educação Inclusiva, escreve livros de popularização da ciência para crianças e realiza Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Programa de Pós-Graduação em Ensino.

  • Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    É Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, possui mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Publicado

2025-08-12

Número

Sección

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Cómo citar

Influencia de las ferias de ciencias en la elección académica de los alumnos finales que participan en la feria de ciencias de oeste potiguar . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16872, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16872. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16872. Acesso em: 15 oct. 2025.