Influence of science fairs on the academic choice of students completing their courses participating in the oeste potiguar science fair

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16872

Keywords:

Scientific initiation at school, Continuity of studies, Student leadership

Abstract

The Oeste Potiguar Science Fair has been held annually since 2011, where students in Basic Education are encouraged to carry out scientific projects based on local problems, enabling the expansion of knowledge and changes in the environment. Thus, the objective is to investigate the impacts of FCOP participation on the career choice of students completing elementary and high school. To this end, a documentary research was carried out, accessing FCOP registration records from the 2019 to 2023 editions. After identifying the students, we used the results of SISU and IFRN to monitor the students' choices for continuing their studies. It was observed that in the years 2019 and 2020, there was a correspondence between the area of knowledge of the scientific project and the area chosen for continuing studies. In 2021 to 2023, the choice of institutions close to their homes seems to have impacted the selection of the intended course.

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Author Biographies

  • Eleneide Pinto Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN

    Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, concluídas em 2013 e 2017, respectivamente. Graduou-se em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci em 2022, onde também se especializou em Psicologia Institucional, Ludopedagogia e Neuropsicopedagogia entre 2022 e 2023. Em 2024, tornou-se especialista em Educação Especial Inclusiva, Psicomotricidade e o Processo de Ensino Aprendizagem, Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial/Educação Inclusiva/AHSD pela Faculdade Iguaçu. Concluiu mestrado em Ciências Naturais em 2015 pela UERN e doutorado em Agronomia/Fitotecnia em 2020 pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é professor permanente nível VI na Secretaria do Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Tem experiêcnia em Coordenação de Feiras de Ciências; especializa-se em Transtornos do Neurodesenvolvimento e Educação Inclusiva, escreve livros de popularização da ciência para crianças e realiza Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Programa de Pós-Graduação em Ensino.

  • Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    É Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, possui mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Published

2025-08-12

Issue

Section

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

How to Cite

Influence of science fairs on the academic choice of students completing their courses participating in the oeste potiguar science fair. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16872, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16872. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16872. Acesso em: 15 oct. 2025.