Estado Democrático, barbárie, dessimbolização e empobrecimento do sujeito na educação neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16890

Palavras-chave:

escola, função social, indivíduo, sociedade

Resumo

O estudo analisa a função social da educação nas sociedades complexas, por meio da abordagem da concepção democrática versus concepção neoliberal de educação e a ideia da constituição do Estado Pós-Democrático na lógica do novo capitalismo. A metodologia é de revisão bibliográfica com base teórica e de hermenêutica jurídica da Constituição Federal de 1988. O problema principal abordado é: como a educação pode, deve ou não, exercer a função social de preponderância do interesse público sobre o privado para alívio das tensões conflitivas intrínsecas às sociedades complexas no estado democrático? Levanta-se a hipótese de que a função social da educação nas sociedades complexas é a de provocar a consciência da dignidade humana. Assim, colabora na provocação da ação crítica para prover as condições básicas na sociedade capitalista por meio da cidadania e na democracia, reivindicando o papel da soberania popular no controle do Estado Democrático de Direito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sidinei Cruz Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul)

    Doutor em Educação (UPF); Mestre em Filosofia (PUCRS), Graduado em Direito e em Filosofia. Professor Titular de Educação Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL), campus Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2025-06-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Estado Democrático, barbárie, dessimbolização e empobrecimento do sujeito na educação neoliberal. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16890, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16890. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16890. Acesso em: 15 out. 2025.