Currículo e Justiça Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17170

Palavras-chave:

currículo, justiça curricular, escola

Resumo

O artigo teve como objetivo compreender em que medida a comunidade escolar da EMEF Beija Flor percebe o currículo como impulsionador de transformação social. O percurso metodológico é de caráter qualitativo, de modo que docentes, funcionários, pais/responsáveis e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental responderam a um questionário. A pesquisa inferiu diferentes percepções sobre currículo, a primeira destaca aqueles que não souberam opinar o que seria e a segunda o define como aquilo que o aluno estuda e avaliações. A terceira percepção destaca o entendimento de currículo como definidor dos rumos da educação escolar e a quarta dedica-se aos participantes que o compreendem como um agente de transformação social. Diante das múltiplas interpretações, defendemos como essencial que as discussões sobre currículo e Justiça Curricular componham as formações iniciais e continuadas de professores, tornando-se imprescindível para a defesa de uma educação pública crítica e voltada à transformação social. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaiane Bonaldo do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Especialista em Pesquisa em Movimento Humano Sociedade e Cultura (2013) , Especialista em Educação Física Escolar, (2015), Mestra em Educação Física na linha de Aspectos sócio-culturais e pedagógicos da Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Professora de Educação Física na rede municipal de educação do município de Santa Maria/RS onde atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental (2022 - atual). Professora substituta no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (2023 - atual). 

  • Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Pelotas

    Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa em Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, com período Sanduíche na Université Laval, Quebec, Canada, com orientação do Prof. Dr. Clermont Gauthier. Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas no departamento de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria no departamento de Administração Escolar. Atua na área de Educação, com ênfase em estudos sobre trabalho docente, currículo, gestão e políticas educacionais. 

  • Nara Vieira Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1997), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), Pós Doutorado em Metodologias Participativas realizado na Universidade Complutense de Madri - Espanha (2012-2013). Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Educação, do Centro de Educação, UFSM. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, na Linha Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Filosofia, Cultura e Educação" e Líder Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF. Com experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas: escola aberta, juventude, formação de professores, ensino fundamental e médio, participação, metodologias participativas, educação não formal, políticas públicas, crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco pessoal e social, Educação e Justiça Social. Membro da Red CIMAS. Membro do Grupo de Investigación Cambio Educativo para la Justícia Social - GICE da Universidade Autônoma de Madri. Membro da Redsentipensante - América Latina e Europa. Autores que dialoga: Paulo Freire, Alberto Melucci, Marília Spósito, Juarez Dayrell, Carlos Rodrigues Brandão, Silvia Koller, Irene Rizzini, Tomás Villasante, entre outros.

Downloads

Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Como Citar

Currículo e Justiça Curricular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17170, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17170. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17170. Acesso em: 30 nov. 2025.