O Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus

a literatura como denúncia do trauma do não-lugar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17518

Palavras-chave:

Direitos humanos, literatura, psicanálise

Resumo

Esse trabalho se propõe a estudar o trauma em psicanálise e os aspectos sociais através da obra O Quarto de Despejo, Diário de uma Favelada de Carolina Maria de Jesus, relato de uma vida de sofrimento experienciada pela própria autora. A partir de fragmentos da obra analisaremos o trauma a partir da teoria psicanalítica, observando os aspectos políticos sociais que contribuem para o agravamento desse desamparo. Para isso utilizaremos, além do livro de Maria Carolina de Jesus as obras de Sigmund Freud, Sándor Ferenczi, o dicionário de psicanálise de Laplanche e Pontalis e a livro de Zygmund Bauman e Riccardo Mazzeo, O elogio da Literatura, o texto O Narrador de Walter Benjamin e o texto O Preto e a Psicopatologia de Frantz Fanon. A escolha da abordagem desta obra em especial se dá no contexto da importância de se trabalhar e se pensar os direitos humanos em relação à educação a partir da literatura como elemento sensibilizador: para a formação de sujeitos éticos e cidadãos é também necessário que se possa formar seres humanos sensíveis e empáticos, e a literatura se apresenta como um veículo privilegiado do desenvolvimento desta sensibilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Fianco, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS – Brasil

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia (2002) e mestrado em Filosofia (2004) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, tendo desenvolvido dissertação de mestrado sobre Walter Benjamin (2004) sob orientação da Profa. Dra. Márcia Tiburi pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS e tese de doutorado sobre Nietzsche e a Escola de Frankfurt (2008) sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Duarte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez especialização em Psicanálise contemporânea na FAAP de São Paulo. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Curso de Filosofia e da Área de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo-RS.

  • Marceli Menegat, PROJETO - Associação Científica Psicanálise e Humanidades, Passo Fundo/RS - Brasil

    Psicóloga, graduada pela Universidade de Passo Fundo; membro do Projeto - Associação Científica de Psicanálise;  Mestre em Letras -PPGL/UPF e em formação Psicanalítica.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Edição

Seção

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: amorosidade no confronto com a cultura do

Como Citar

O Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus: a literatura como denúncia do trauma do não-lugar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17518, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17518. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17518. Acesso em: 15 jan. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)