Os desafios da conscientização para vencer a barbárie

contribuições de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17722

Palavras-chave:

Educação popular, Conscientização, Liberdade, Humanização

Resumo

O artigo discute os desafios da conscientização como processo educativo fundamental para enfrentar a barbárie contemporânea. Analisa contradições sociais decorrentes da violência estrutural, da desigualdade e da mercantilização, dialogando com o pensamento de Paulo Freire e sua proposta de educação humanizadora. Parte-se da compreensão de que a conscientização constitui a mediação pedagógica que articula o enfrentamento da barbárie à educação em direitos humanos. A investigação adota abordagem qualitativa, ancorada na hermenêutica freiriana, articulada a uma perspectiva dialética da realidade. O objetivo é explicitar o potencial da pedagogia crítico-problematizadora como caminho de emancipação e humanização, destacando sua contribuição para a efetivação dos direitos humanos no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Carlos Trombetta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS – Brasil

    Pós-Doutorando em Educação na UFRGS. Doutor em Educação pelal UFRGS. rofessor das Faculdades Integradas de Taquara, RS.

  • Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS – Brasil

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Filosofia pela PUCRS. Graduado em Filosofia pela FAFIMC. Professor do Departamento de estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor permanente do PPG de Educação da UFRGS, orientando mestrado, doutorado e Pós-Doc.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: amorosidade no confronto com a cultura do

Como Citar

Os desafios da conscientização para vencer a barbárie: contribuições de Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17722, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17722. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17722. Acesso em: 15 jan. 2026.