Representações gráficas de funções de 1º e 2º graus na 8ª série do ensino fundamental: potencialidades e fragilidades
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3510Palavras-chave:
Ensino fundamental. Funções de 1º e 2º graus. Representações gráficas.Resumo
Com a finalidade de buscar subsídios para elaborar propostas pedagógicas, desenvolvemos uma pesquisa que trata da educação matemática, com foco no ensino, na aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento. Uma das etapas constituiu-se na busca de informações em escolas públicas para responder a uma questão que diz respeito à educação algébrica: como estudantes finalistas do ensino fundamental de oito anos lidam com a representação gráfica de funções de 1º e 2º graus? Estudantes de duas turmas de 8ª série de duas escolas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de ensino de Passo Fundo/RS, responderam a um instrumento contendo questões de elaboração de gráficos. O estudo revelou potencialidades e fragilidades do processo de ensino-aprendizagem, denotando dificuldades conceituais e a necessidade de definir princípios que possam contribuir para o desenvolvimento de propostas pedagógicas para a educação matemática que proporcionem a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento.Downloads
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Publicado
2013-10-04
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Representações gráficas de funções de 1º e 2º graus na 8ª série do ensino fundamental: potencialidades e fragilidades. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3510. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3510. Acesso em: 15 out. 2025.