A ideia da formação (universitária) e sua deformação econômica: um cântico final

Autores

  • Dirk Stederoth Universidade de Kassel/Alemanha Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3514

Palavras-chave:

Educação Superior. Economicização da Educação. Bildung. Autonomia. Liberdade.

Resumo

O artigo procura fazer um breve balanço da situação universitária alemã, tomando como referência os efeitos produzidos pela introdução das medidas e exigências oriundas da Declaração de Bolonha. Primeiro expõe e analisa cada uma das seis principais medidas da Declaração. Na sequência, indica as consequências visíveis que ela provoca, do ponto de vista pedagógico e intelectual, na formação dos estudantes, dedicando-se, também, a analisar, brevemente, seus efeitos na educação primária e secundária. Por fim, com o intuito de realizar um balanço crítico da situação, recorre ao sentido clássico da formação alemã (Bildung), destacando três de seus muitos aspectos. No bojo da discussão, encontra-se o esforço em empreender a crítica à tendência mundial, e especialmente alemã, de economicização da educação.

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Biografia do Autor

  • Dirk Stederoth, Universidade de Kassel/Alemanha
    Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Filosofia pela Universidade de Kassel, Alemanha.

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Publicado

2013-10-04

Como Citar

A ideia da formação (universitária) e sua deformação econômica: um cântico final. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3514. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3514. Acesso em: 15 out. 2025.