Anos de aprendizagem escolar e universitária
Diálogo intercultural entre Claudio A. Dalbosco e Dirk Stederoth
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16660Palavras-chave:
Diálogo intercultural, Experiência formativa, BildungResumo
Trata-se aqui de um diálogo-entrevista, com foco na história formativa dos interlocutores, cujos caminhos se cruzaram no final dos anos de 1990, quando se originou uma amizade que se mantém até hoje. Guiado pela postura hermenêutica, este encontro intelectual assume, metodologicamente, a forma de um diálogo vivo, cujo aspecto mais importante é ouvir seriamente o que o outro tem a dizer e, prestando atenção em suas perguntas, interrogar as próprias afirmações do interlocutor. O objetivo é oferecer ao público latino-americano e, especialmente brasileiro, a oportunidade de conhecer, por meio da rica e conflitiva experiência pessoal de Dirk Stederoth, alguns traços da formação escolar e universitária alemã. Trata-se de uma experiência que procura se distanciar criticamente do eurocentrismo colonizador dominante e, na contramão disso, abrir-se ao diálogo com tradições culturais estranhas e distantes de sua própria cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Claudio A. Dalbosco, Dirk Stederoth

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.