Anos de aprendizagem escolar e universitária

Diálogo intercultural entre Claudio A. Dalbosco e Dirk Stederoth

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16660

Palavras-chave:

Diálogo intercultural, Experiência formativa, Bildung

Resumo

Trata-se aqui de um diálogo-entrevista, com foco na história formativa dos interlocutores, cujos caminhos se cruzaram no final dos anos de 1990, quando se originou uma amizade que se mantém até hoje. Guiado pela postura hermenêutica, este encontro intelectual assume, metodologicamente, a forma de um diálogo vivo, cujo aspecto mais importante é ouvir seriamente o que o outro tem a dizer e, prestando atenção em suas perguntas, interrogar as próprias afirmações do interlocutor. O objetivo é oferecer ao público latino-americano e, especialmente brasileiro, a oportunidade de conhecer, por meio da rica e conflitiva experiência pessoal de Dirk Stederoth, alguns traços da formação escolar e universitária alemã. Trata-se de uma experiência que procura se distanciar criticamente do eurocentrismo colonizador dominante e, na contramão disso, abrir-se ao diálogo com tradições culturais estranhas e distantes de sua própria cultura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudio A. Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. 

  • Dirk Stederoth, Universidade de Kassel

    Possuei graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Filosofia pela Universidade de Kassel, Alemanha. Professor da Universidade de Kassel.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Anos de aprendizagem escolar e universitária: Diálogo intercultural entre Claudio A. Dalbosco e Dirk Stederoth. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16660, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16660. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16660. Acesso em: 15 out. 2025.