Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente

Autores

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7418

Palavras-chave:

Educação ambiental. Formação de professores. Inserção curricular.

Resumo

Discutir formação de professores envolve, dentre outras questões, a socioambiental. A temática ambiental no processo educativo oferece expressividade na sociedade e desafios da formação de professores para o século XXI, desencadeando posturas e atuações mediante as dificuldades socioambientais tanto em nível temático quanto metodológico. Com essa acepção, este artigo trata e aponta propostas alternativas para inserção da educação ambiental nos cursos de formação de professores. É um trabalho de cunho bibliográfico, baseado em documentos oficiais, pesquisas desenvolvidas, além de observação e experiências. De antemão, pode-se induzir que a inserção da educação ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar também no ensino superior; há divergências no entendimento parcial da Política Nacional de Educação Ambiental quanto à operacionalização da educação; traçar políticas que contemplem a participação de professores em cursos voltados para a temática, elaboração e implementação de projetos e programas em educação ambiental. Exigem-se processos específicos de formação inicial, que devem ser implantados nos cursos de licenciatura, especificamente no currículo.

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Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe
    * Pós-doutor em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Departamento de Educação e do Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7418. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7418. Acesso em: 15 out. 2025.