Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7418Palavras-chave:
Educação ambiental. Formação de professores. Inserção curricular.Resumo
Discutir formação de professores envolve, dentre outras questões, a socioambiental. A temática ambiental no processo educativo oferece expressividade na sociedade e desafios da formação de professores para o século XXI, desencadeando posturas e atuações mediante as dificuldades socioambientais tanto em nível temático quanto metodológico. Com essa acepção, este artigo trata e aponta propostas alternativas para inserção da educação ambiental nos cursos de formação de professores. É um trabalho de cunho bibliográfico, baseado em documentos oficiais, pesquisas desenvolvidas, além de observação e experiências. De antemão, pode-se induzir que a inserção da educação ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar também no ensino superior; há divergências no entendimento parcial da Política Nacional de Educação Ambiental quanto à operacionalização da educação; traçar políticas que contemplem a participação de professores em cursos voltados para a temática, elaboração e implementação de projetos e programas em educação ambiental. Exigem-se processos específicos de formação inicial, que devem ser implantados nos cursos de licenciatura, especificamente no currículo.Downloads
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Publicado
2017-12-14
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7418. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7418. Acesso em: 15 out. 2025.