Pibid

uma avaliação do seu papel na formação para a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.9112

Palavras-chave:

Pibid. Políticas públicas em educação. Formação docente.

Resumo

Diante das necessidades dos cursos de formação de professores, o Governo Federal, em 2007, implementou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para que os licenciandos tivessem contato sistemático com a educação básica para vivenciar o cotidiano da realidade escolar com vistas à aprendizagem da docência e à constituição da identidade profissional. O presente artigo visa refletir sobre os efeitos do Pibid na formação para a docência, considerando a realidade das licenciaturas e as ações transformadoras dos estudantes e professores participantes, ocorridas nos âmbitos das formações escolar e acadêmica. O estudo permite concluir que o Pibid se tornou uma grande estratégia de formação acadêmica e escolar, contemplando uma vasta quantidade de educandos e educadores nas escolas e nas universidades. O programa beneficiroou diretamente os estudantes das licenciaturas em formação inicial; os estudantes da educação básica, com novas ações de ensino desenvolvidas; os professores das escolas públicas, com a formação continuada; e os professores das licenciaturas, com o conhecimento prático da vivência escolar e a ampliação dos estudos, pesquisas e atividades de extensão.

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Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

    Depto de educação pedagogia e geografia

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Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Pibid: uma avaliação do seu papel na formação para a docência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e9112, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.9112. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9112. Acesso em: 15 out. 2025.