Pedagogia e conhecimento científico: embates pós-modernos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v15i1.7504Palavras-chave:
Conhecimento científico. Pensamento empírico. Pensamento teórico. Pós-modernidade.Resumo
No ideário pós-moderno pode-se observar a conservação da historicidade do conhecimento, contudo negam-se a possibilidade do conhecimento científico (objetividade da realidade material), a capacidade de se chegar a explicações em níveis mais elevados de veracidade e, também, a tese da contradição. Tendo isso em mente, explicitaremos, em linhas gerais, a necessidade do conhecimento científico e do pensamento teórico para que a pedagogia não seja vítima do boom pós-moderno e do “recuo da teoria”. Em seqüência, o texto tem caráter propositivo, isto é, procura-se diferenciar entre pensamento empírico, que atua na base das representações gerais (sensação e percepção), e pensamento teórico, que é alcançado tardiamente, ou seja, apenas quando se atingiu determinada maturidade científica. No plano ontogenético, esse desenvolvimento é dependente da qualidade do pensamento, isto é, condicionado pelo desenvolvimento do pensamento conceitual, ou seja, como reflexo da realidade em forma de abstrações e/ou generalizações (pensamento conceitual). O pensamento teórico tem como característica principal o fato de possibilitar a conscienciação sobre como ocorre a transição de um objeto a outro, ou de um conceito a outro, por meio da atividade produtiva. Isso é o que mantém o pensamento interrelacionado com a realidade.Downloads
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Publicado
2017-11-21
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Pedagogia e conhecimento científico: embates pós-modernos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i1.7504. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7504. Acesso em: 15 out. 2025.