Universidade e comunidade sob a ótica do curso Educação do Campo na Unipampa

Autores

  • Algacir José Rigon Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito Autor
  • Vinícius Piccin Dalbianco Universidade Federal de Santa Maria Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8571

Palavras-chave:

Compromisso social. Comunidade. Educação do campo. Formação de professores. Sujeitos.

Resumo

Ao conceber a universidade como parte integrante e fundamental da estrutura social, pretende-se, por meio das experiências do curso de licenciatura Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), descrever e discutir a relação entre a universidade e a comunidade. Para cumprir com essa finalidade, foi realizada uma revisão de literatura sobre os temas trazidos, bem como foi analisado o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unipampa e o Projeto Pedagógico do Curso Educação do Campo, frente aos desafios da formação docente numa proposta não convencional de formação universitária. O Manifesto de Córdoba em 1918 pontuava questões importantes para o protagonismo dos estudantes, bem como para o rompimento com o modelo focado no ensino e na pesquisa, reformando a universidade na direção da abertura para a comunidade e da reestruturação da gestão, com o objetivo de viabilizar maior participação dos estudantes. Com o desafio de formação de um novo educador e de um novo gestor, com foco na formação para a docência, para a gestão, para a política e para a pesquisa, o curso em pauta atende os princípios do manifesto na sua organização curricular e na viabilização da participação dos estudantes e, especialmente, da comunidade nas instâncias decisórias. A organização curricular em alternância e interdisciplinar, a constituição do conselho comunitário, bem como a postura de escuta dos estudantes nos diferentes espaços retroalimentam a relação entre universidade e comunidade, de modo a resultar em uma formação crítica e emancipatória com perspectiva de mudanças do sistema social vigente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Algacir José Rigon, Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito.
  • Vinícius Piccin Dalbianco, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Universidade e comunidade sob a ótica do curso Educação do Campo na Unipampa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 685–702, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i3.8571. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8571. Acesso em: 15 out. 2025.