A escola pública e a educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i2.7583Palavras-chave:
Cidadania. Diálogo. Práxis pedagógica.Resumo
Este texto é parte da minha dissertação de mestrado intitulada “A construção da cidadania na escola pública: avanços e dificuldades”, em que faço a pesquisa na escola em exercício, trazendo à tona algumas questões sobre a problemática de formar para a cidadania. Inicialmente, faço algumas aproximações sobre o conceito de cidadania. A seguir, teço considerações sobre alguns pressupostos básicos para o desenvolvimento de cidadania na escola: o diálogo, a práxis pedagógica, o sujeito na escola, embasada na educação transformadora/libertadora de Paulo Freire e nos estudos sobre o cotidiano escolar do professor Elli Benincá. Trago também alguns processos que se evidenciaram como construtores ou negadores de cidadania na escola, através da pesquisa realizada.Downloads
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Publicado
2017-11-20
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A escola pública e a educação para a cidadania. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i2.7583. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7583. Acesso em: 15 out. 2025.