A escola pública e a educação para a cidadania

Autores/as

  • Joseida Schütt Zizemer Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i2.7583

Palabras clave:

Cidadania. Diálogo. Práxis pedagógica.

Resumen

Este texto é parte da minha dissertação de mestrado intitulada “A construção da cidadania na escola pública: avanços e dificuldades”, em que faço a pesquisa na escola em exercício, trazendo à tona algumas questões sobre a problemática de formar para a cidadania. Inicialmente, faço algumas aproximações sobre o conceito de cidadania. A seguir, teço considerações sobre alguns pressupostos básicos para o desenvolvimento de cidadania na escola: o diálogo, a práxis pedagógica, o sujeito na escola, embasada na educação transformadora/libertadora de Paulo Freire e nos estudos sobre o cotidiano escolar do professor Elli Benincá. Trago também alguns processos que se evidenciaram como construtores ou negadores de cidadania na escola, através da pesquisa realizada.

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Publicado

2017-11-20

Cómo citar

A escola pública e a educação para a cidadania. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i2.7583. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7583. Acesso em: 15 oct. 2025.

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