A escola pública e a educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i2.7583Keywords:
Cidadania. Diálogo. Práxis pedagógica.Abstract
Este texto é parte da minha dissertação de mestrado intitulada “A construção da cidadania na escola pública: avanços e dificuldades”, em que faço a pesquisa na escola em exercício, trazendo à tona algumas questões sobre a problemática de formar para a cidadania. Inicialmente, faço algumas aproximações sobre o conceito de cidadania. A seguir, teço considerações sobre alguns pressupostos básicos para o desenvolvimento de cidadania na escola: o diálogo, a práxis pedagógica, o sujeito na escola, embasada na educação transformadora/libertadora de Paulo Freire e nos estudos sobre o cotidiano escolar do professor Elli Benincá. Trago também alguns processos que se evidenciaram como construtores ou negadores de cidadania na escola, através da pesquisa realizada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-20
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
A escola pública e a educação para a cidadania. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i2.7583. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7583. Acesso em: 15 oct. 2025.