Proposta de avaliação de pessoas com deficiência na escola: reflexões acerca das múltiplas linguagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.8468

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência. Avaliação da deficiência. Múltiplas Linguagens. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é apresentar os resultados do uso de um instrumento de avaliação que considere as capacidades e potencialidades de pessoas com deficiência na escola. A pesquisa foi construída no ano de 2017 a partir da avaliação de quatro pessoas com deficiência na escola, sendo: um com paralisia cerebral (PC) denominado Léo; um com múltipla deficiência sensorial-visual (MDVI) denominado Alex; uma com deficiência intelectual (DI) - síndrome de Down denominada Ana; uma com surdez (S) denominada Lia. As quatros pessoas são estudantes de uma escola da rede municipal pública de Belém-Pará. O problema de pesquisa é: como avaliar pessoas com deficiência na escola considerando as Múltiplas Linguagens? A análise dos dados revelou que a avaliação e as propostas de linguagens podem ser bastante úteis para a elaboração do currículo e para o programa individual de pessoas com deficiência na escola e em sala de aula, superando a pedagogia da alfabetização tradicional e conservadora que considera apenas a escrita alfabética no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

  • José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará
    ossui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.
  • Rita de Nazareth Souza Bentes, Universidade do Estado do Pará
    Professora integrante do Curso de Doutorado Interinstitucional -DINTER (convênio entre USP e UEPA), do Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Liberada parcialmente do Departamento de Letras e Literatura-DLLT,-2016-2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN(2007); Especialista em Língua Portuguesa: Teoria e Prática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1999); Especialista em Educação Informática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1996); Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (1991). Fui Coordenadora Adjunta do Curso de Letras-Libras (2012-2015) através da Portaria Nº 3057/2012, de 19 de julho de 2012 e Membro do Colegiado de Letras através da portaria Nº 090/2011-CCSE/UEPA; Fui docente do Plano de Formação de Professores-PARFOR da UEPA (2010-2015), ministrando as disciplinas Estagio Supervisionado I e II e Produção e Recepção de Textos. Sou docente do Curso de Letras-Libras, ministrando as disciplinas: Processos Linguísticos, Produção e Recepção de Textos, Reflexões sobre a Prática Docente I e II e Estágio Supervisionado I e II, da Universidade do Estado do Pará-UEPA (Liberada para o Estagio Doutoral do DINTER em 2016). Integrante do Seminário de Orientação e Pesquisa - Perspectivas Teórico-metodológicas na obra de Bakhtin e o Círculo, coordenado pela Prof.ª Drª Maria Inês Batista Campos (DLCV-USP); Integrante no Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Inclusivas da Amazônia-GELPEA, ligado à Universidade do Estado do Pará-UEPA, na Linha 4 Práticas Educativas Inclusivas da Amazônia, atuando especificamente na área de Estudos Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos.
  • Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará
    Professor Mestre em Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professor do Magistério Superior (Assistente - I) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (Portaria 756/2018 - UFPA). Atualmente assume a função de Vice-Diretor da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC/UFPA - Portaria 1315/2018-UFPA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos - GEPESUR; Professor de Língua Brasileira de Sinais - Sexto PROLIBRAS. Tradutor / Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS 2010. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem em Educação de Surdos, com ênfase em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. Atua como coordenador geral do SEMPRE-LIBRAS (Seminário Nacional de Metodologias e Práticas Educativas de Libras da UFPA). Discute, pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Educação de Surdos; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa para Surdos.

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

Proposta de avaliação de pessoas com deficiência na escola: reflexões acerca das múltiplas linguagens. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 555–579, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.8468. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8468. Acesso em: 16 out. 2025.