Proposta de avaliação de pessoas com deficiência na escola: reflexões acerca das múltiplas linguagens
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.8468Palavras-chave:
Pessoas com deficiência. Avaliação da deficiência. Múltiplas Linguagens. Ensino e Aprendizagem.Resumo
O objetivo principal deste trabalho é apresentar os resultados do uso de um instrumento de avaliação que considere as capacidades e potencialidades de pessoas com deficiência na escola. A pesquisa foi construída no ano de 2017 a partir da avaliação de quatro pessoas com deficiência na escola, sendo: um com paralisia cerebral (PC) denominado Léo; um com múltipla deficiência sensorial-visual (MDVI) denominado Alex; uma com deficiência intelectual (DI) - síndrome de Down denominada Ana; uma com surdez (S) denominada Lia. As quatros pessoas são estudantes de uma escola da rede municipal pública de Belém-Pará. O problema de pesquisa é: como avaliar pessoas com deficiência na escola considerando as Múltiplas Linguagens? A análise dos dados revelou que a avaliação e as propostas de linguagens podem ser bastante úteis para a elaboração do currículo e para o programa individual de pessoas com deficiência na escola e em sala de aula, superando a pedagogia da alfabetização tradicional e conservadora que considera apenas a escrita alfabética no cotidiano escolar.