Alfabetização midiática, codificação e cidadania digital: aprender e construir com as tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.8704Palavras-chave:
Education, Technology, Coding, Constructivism, ThinkingResumo
A complexa relação entre educação e tecnologia digital pode ser entendida se o papel das tecnologias no
ecossistema da rede que habitamos for claro. As tecnologias não são ferramentas ou auxílios externos ao
corpo humano, mas agentes de transformação de nossas estruturas mentais e corporais. O conceito de fluidez computacional ajuda a superar as limitações das teorias relacionadas ao pensamento computacional: a codificação pode ser vista em todos os aspectos como uma forma de expressão e domínio de uma linguagem, de acordo com uma abordagem focada em design, pensamento crítico e criatividade. O objetivo da codificação de atividades não é aprender habilidades e conceitos básicos de computação, mas, sim, expressar-se por intermédio de ambientes de desenvolvimento criativo. Dominar a codificação ajuda a desenvolver o próprio pensamento, a própria expressividade e a própria identidade. A fluidez computacional tem a ver não só com a compreensão de conceitos computacionais e estratégias de resolução de problemas, mas também com a capacidade de criar e saber se expressar com tecnologias digitais, para contribuir ativamente para a sociedade em direção à plena cidadania digital.