Alfabetização midiática, codificação e cidadania digital: aprender e construir com as tecnologias

Autores

  • Mario Pireddu UNITUS Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.8704

Palavras-chave:

Education, Technology, Coding, Constructivism, Thinking

Resumo

A complexa relação entre educação e tecnologia digital pode ser entendida se o papel das tecnologias no
ecossistema da rede que habitamos for claro. As tecnologias não são ferramentas ou auxílios externos ao
corpo humano, mas agentes de transformação de nossas estruturas mentais e corporais. O conceito de fluidez computacional ajuda a superar as limitações das teorias relacionadas ao pensamento computacional: a codificação pode ser vista em todos os aspectos como uma forma de expressão e domínio de uma linguagem, de acordo com uma abordagem focada em design, pensamento crítico e criatividade. O objetivo da codificação de atividades não é aprender habilidades e conceitos básicos de computação, mas, sim, expressar-se por intermédio de ambientes de desenvolvimento criativo. Dominar a codificação ajuda a desenvolver o próprio pensamento, a própria expressividade e a própria identidade. A fluidez computacional tem a ver não só com a compreensão de conceitos computacionais e estratégias de resolução de problemas, mas também com a capacidade de criar e saber se expressar com tecnologias digitais, para contribuir ativamente para a sociedade em direção à plena cidadania digital.

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

Alfabetização midiática, codificação e cidadania digital: aprender e construir com as tecnologias. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 338–351, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.8704. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8704. Acesso em: 15 out. 2025.