Justiça social e discurso neoliberal: problematizações sobre a base nacional comum curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9267

Palavras-chave:

BNCC, Discurso neoliberal, Política educacional, Justiça social

Resumo

Neste estudo objetiva-se analisar a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC os atravessamentos do discurso neoliberal na escola em prol da justiça social. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico parte do entendimento que por meio da justiça curricular (TORRES SANTOMÉ, 2013) a escola contempla todos os aspectos da formação dos estudantes, podendo contribuir efetivamente para a justiça social (NANCY FRASER, 2012). Porém, durante a análise da política BNCC, percebeu-se que a proposta está alinhada a um projeto neoliberal que atende o capital e a iniciativa privada. Para a lógica neoliberal é a economia que rege os assuntos governamentais e transforma os indivíduos em consumidores, inclusive do ensino. Deste modo, para que a escola possa se tornar um espaço de justiça social é necessário, entre outras, assumir-se como um espaço de lutas e tensões na constituição de um projeto de educação antagônico ao vigente, ou seja, um projeto que vise à democracia, a solidariedade e o bem comum.

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Biografia do Autor

  • Simone Gonçalves da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) e membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas vinculado ao CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel.  Brasil.

  • Juliana Mezomo Cantarelli, Instituto Federal Farroupilha, Brasil

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É docente efetiva do Instituto Federal Farroupilha, lotada no campus Júlio de Castilhos. Brasil.

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Publicado

2019-09-04

Como Citar

Justiça social e discurso neoliberal: problematizações sobre a base nacional comum curricular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 777–794, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9267. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9267. Acesso em: 16 out. 2025.