O ensino como atividade mediadora no processo de apropriação de conceitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.9905

Palavras-chave:

Aprendizagem. Atividade. Conceito. Ensino. Formação de conceitos

Resumo

O presente artigo socializa compreensões acerca do processo de formação de conceitos na perspectiva da psicologia histórico-cultural, em especial da Teoria da Atividade. Esta produção é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação nas Ciências em desenvolvimento, e que tem o objetivo de analisar e discutir questões relacionadas ao processo de formação de conceitos nos ambientes de estudo e as implicações desses processos no desenvolvimento humano. Faz-se análise, também, com pressupostos marxistas em relação à formação escolar e acadêmica, quanto ao ensino e à aprendizagem e seus direcionamentos para o mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou apoio em teóricos da linha histórico-cultural. Resultados indiciam a necessidade de mudanças quanto às concepções referentes à formação de conceitos, desde a organização curricular na direção da construção do conhecimento pelos sujeitos a partir da coletividade pelos pressupostos das mediações e da formação docente para atuar na educação básica e superior.

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Biografia do Autor

  • Sandro Roberto Cossetin, Unijuí

    Professor da Escola Técnica Estadual 25 de Julho. Doutor e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional
    do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Especialista em Gestão e organização da escola pela Unopar.
    Licenciado em Física pela Unijuí.

  • Marli Dallagnol Frison, UNIJUÍ

    Pós-doutora pela UNESP. Professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

O ensino como atividade mediadora no processo de apropriação de conceitos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1049–1172, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.9905. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9905. Acesso em: 15 out. 2025.