O lugar do estágio curricular supervisionado das licenciaturas no contexto de pandemia por Covid-19: as condições econômicas e sociais e a morbimortalidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11785Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, COVID-19, Políticas Educacionais, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta reflexões acerca do lugar do Estágio Curricular Supervisionado nas Licenciaturas no contexto de suspensão das atividades acadêmicas e escolares presenciais em virtude da Covid-19, articulado com as condições econômicas, sociais e as taxas de morbimortalidade oriundas da pandemia. A problemática que balizou a discussão indaga: Qual o lugar do Estágio Curricular Supervisionado no contexto de suspensão do ensino presencial ocasionado pela pandemia por COVID-19? Na tentativa de responder essa questão, realizou-se um estudo teórico na legislação educacional referente a pandemia; estudo dos dados oficiais apresentados e dados de pesquisas da área de Educação e Saúde. Fundamentado nesses estudos, se discute as condições econômicas, sociais e a morbimortalidade da pandemia por Covid-19, articulada à realidade do trabalho docente no ensino remoto e suas relações com o Estágio Curricular Supervisionado nas Licenciaturas. Evidencia-se que as condições econômicas, sociais e a morbimortalidade desta pandemia, juntamente com os problemas ético-político-educacionais, os desafios da gestão escolar e do trabalho docente, virtual/remota ou presencialmente, também fazem parte da agenda de debates do Estágio, por compor a realidade escolar nesse momento histórico. Defende-se, então, que o lugar do Estágio Curricular Supervisionado das licenciaturas no contexto da Pandemia por COVID-19 consiste na problematização dessas condições que acentuam as desigualdades sociais e educacionais brasileiras e implicam diretamente no trabalho docente e na formação inicial dos professores.