Libras no curso de pedagogia: análise de fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12388

Palavras-chave:

Disciplina de Libras. Pedagogia. Ensino-aprendizagem. Decreto nº 5.626/2005.

Resumo

Este texto é parte de um estudo mais amplo, que buscou avaliar o processo de implementação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo do presente artigo é apresentar as análises dos fatores que envolveram o processo de ensino-aprendizagem e que contribuíram ou dificultaram o desenvolvimento dessa disciplina. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com a docente da disciplina de Libras e da aplicação de um questionário junto a 90 estudantes de Pedagogia, após cursarem a referida disciplina. A análise dos dados se pautou, em especial, no Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002 – lei de reconhecimento da Libras. Os resultados evidenciaram que as maiores dificuldades em relação ao ensino da Libras foram: a carga horária da disciplina; a quantidade de alunos por turma; o excesso de atividades paralelas à disciplina; e dificuldades específicas como coordenação motora e memorização. Quanto aos aspectos positivos, destacam-se o apoio didático e os recursos visuais que auxiliam nas aulas e facilitam a compreensão dos estudantes. Avaliamos que as análises apresentadas contribuem para identificação das condições que facilitam e dificultam o desenvolvimento da disciplina de Libras.

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Biografia do Autor

  • Célia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina/PR

    Doutora em Educação, professora Doutora Assistente da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina/PR.

  • Josiane Junia Facundo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins

    Mestre em Educação, docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins. Doutoranda no Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina/PR.

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Publicado

2021-03-16

Como Citar

Libras no curso de pedagogia: análise de fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 858–875, 2021. DOI: 10.5335/rep.v27i3.12388. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12388. Acesso em: 15 out. 2025.