Avaliação da aprendizagem por parâmetros ausubelianos após vivência em uma unidade de ensino potencialmente significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13114

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Avaliação, Ensino de Ciências

Resumo

Percursos didáticos que se amparem em perspectivas construtivistas de aprendizagem são caminhos aspirados desde o final do século XX pelos estudiosos em educação. Outrossim, o processo avaliativo é um movimento complexo que demanda do professor certo esforço na busca por evidências da consolidação da aprendizagem. Posto isto, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, este estudo apresenta uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a educação básica, além de uma sugestão para avaliar, por meio de parâmetros ausubelianos práticos, uma possível aprendizagem significativa que possa se desenvolver a partir da aplicação da Unidade. Para a avaliação do aprendizado com significado de forma mais assertiva, sugere-se a análise de critérios e itens que abarquem os domínios cognitivo, atitudinal, ciente, consciente e contextual da aprendizagem, utilizando múltiplos instrumentos avaliativos. Desta forma, as propostas aqui discutidas constituem-se como um recurso para subsidiar a análise e entendimento acerca dos episódios de aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

  • Kátia Aparecida da Silva Aquino, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Professora Titular do Colégio de Aplicação da UFPE e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS) da UFPE.

  • Saulo de Tárcio Gomes do Nascimento, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

    Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais PROFICIAMB- UFPE, e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aprendizagem Significativa da UFPE - GEPAS. Professor da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Membro do GEPAS - UFPE.

  • José Antônio Bezerra de Oliveira, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

    Doutorando em Educação Tecnológica (concentração em Ensino de Ciências e Matemática) e Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Pesquisador do GEPAS - UFPE.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Avaliação da aprendizagem por parâmetros ausubelianos após vivência em uma unidade de ensino potencialmente significativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 599–617, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13114. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13114. Acesso em: 15 out. 2025.