Avaliação da aprendizagem por parâmetros ausubelianos após vivência em uma unidade de ensino potencialmente significativa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13114Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Avaliação, Ensino de CiênciasResumo
Percursos didáticos que se amparem em perspectivas construtivistas de aprendizagem são caminhos aspirados desde o final do século XX pelos estudiosos em educação. Outrossim, o processo avaliativo é um movimento complexo que demanda do professor certo esforço na busca por evidências da consolidação da aprendizagem. Posto isto, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, este estudo apresenta uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a educação básica, além de uma sugestão para avaliar, por meio de parâmetros ausubelianos práticos, uma possível aprendizagem significativa que possa se desenvolver a partir da aplicação da Unidade. Para a avaliação do aprendizado com significado de forma mais assertiva, sugere-se a análise de critérios e itens que abarquem os domínios cognitivo, atitudinal, ciente, consciente e contextual da aprendizagem, utilizando múltiplos instrumentos avaliativos. Desta forma, as propostas aqui discutidas constituem-se como um recurso para subsidiar a análise e entendimento acerca dos episódios de aprendizagem significativa.