Curriculum Curriculum Policies in the New High School of Pernambuco

Meanings Constituted in Elective Subjects

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14352

Keywords:

Training Itineraries. (Re)configurations. High school.

Abstract

This article is part of the debate on curriculum policies and aims to analyze (re)configurations and meanings of Training Itineraries established around elective subjects in high schools located in the rural area of ​​Pernambuco. As a theoretical-methodological movement, it is based on a discursive perspective based on the contributions of Laclau and Mouffe (2015), as it mobilizes references from post-structuralism in curricular policies, as well as being inscribed in a discursive approach to curricular policies, which it was based on the studies of (DARDOT; LAVAL, 2016), (BROWN, 2019), BALL (2016; 2020); (BALL; MAINARDES, 2011), inscribed in post-Marxism to explain how neoliberalism has affected the meanings of curriculum, denying contextual curriculum policies. Given this, it was noticed that neoliberalism resonates in education through verticalized curricular policies, which disregard the contextual subjectivities of schools. In this way, neoliberal policies are political decisions established from a nodal point that seeks to stabilize discourses, identities and subjectivities (LOPES, 2018). Thus, this study pointed out that the electives, while Formative Itineraries, try to deny the contextual truths, since they are linked to the BNCC, configuring in the axis of entrepreneurship in the perspective of development of neoliberal subjectivity from formative movements of young entrepreneurs.

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Author Biography

  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto, é bolsista produtividade em pesquisa 2 e atua como Professora Associada IV do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como coordenadora dos estágios supervisionados na graduação em Pedagogia e como vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), no qual é docente permanente e coordenou a comissão de APCN/Doutorado em Educação aprovado pela CAPES/CTC-ES. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE) da mesma Universidade. Orientou duas pesquisa a nível de pós-doutorado (sendo uma delas CAPES/PNPD), 16 pesquisas a nível de mestrado e 6 a nível de doutorado. Atualmente orienta 5 pesquisas a nível de doutorado, 2 a nível de mestrado e 4 a nível de Iniciação Científica financiadas pela FACEPE/PROPESQ. Coordena o projeto de pesquisa Configurações de políticas e práticas curriculares e avaliativas: entrecruzando diferentes contextos nos cotidianos de professores da educação, financiado pela Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018. É membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e integra a Comissão Avaliadora das propostas PIBIC, na área de Ciências Humanas, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da PROPESQ-UFPE/FACEPE. Participou da organização de dossiês para periódicos especializados com qualificação A, sendo um deles vinculado ao projeto Escola de Altos Estudos. Coordena o grupo de pesquisa (GP) Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas, vinculado GP Discursos e Práticas Educacionais, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Além disso, atuou em 2019 na vice coordenação do programa Escola de Altos Estudos da CAPES / Edital nº 14/2018, projeto realizado em parceria internacional com as professoras Dr.ª Carlinda Leite e Dr.ª Anne-Marie Chartier. Desenvolve atualmente atividades de intercâmbio como pesquisadora-colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carlinda Leite. Na Universidade do Porto, integra a rede CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Novas Tecnologias, onde coordena e desenvolve projetos de pesquisa sobre políticas de formação e práticas curriculares e avaliativas, representando o Brasil em uma parceria internacional entre pesquisadores de Portugal, Angola, Moçambique e Brasil (vinculado ao projeto Universal CNPQ). Faz parte do comitê científico da Revista Lumen (FAFIRE). Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar. (Texto informado pelo autor)

Published

2023-04-15

Issue

Section

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

How to Cite

Curriculum Curriculum Policies in the New High School of Pernambuco: Meanings Constituted in Elective Subjects. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14352, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14352. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14352. Acesso em: 15 oct. 2025.