Políticas curriculares en la nueva Escuela Secundaria de Pernambuco

significados constituidos en materias electivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14352

Palabras clave:

Itinerarios Formativos. (Re)configuraciones. Escuela secundaria.

Resumen

Este Este artículo se inscribe en el debate sobre las políticas curriculares y tiene como objetivo analizar las (re)configuraciones y sentidos de los Itinerarios de Formación establecidos en torno a asignaturas optativas en escuelas secundarias ubicadas en el área rural de Pernambuco. Como movimiento teórico-metodológico, se sustenta en una perspectiva discursiva a partir de los aportes de Laclau y Mouffe (2015), en tanto moviliza referentes del posestructuralismo en las políticas curriculares, además de inscribirse en un abordaje discursivo de las políticas curriculares , que se basó en los estudios de (DARDOT; LAVAL, 2016), (BROWN, 2019), BALL (2016; 2020); (BALL; MAINARDES, 2011), se inscribe en el posmarxismo para explicar cómo el neoliberalismo ha afectado los sentidos del currículo, negando las políticas curriculares contextuales. Ante esto, se percibió que el neoliberalismo resuena en la educación a través de políticas curriculares verticalizadas, que desconsideran las subjetividades contextuales de las escuelas. De esta manera, las políticas neoliberales son decisiones políticas establecidas desde un punto nodal que busca estabilizar discursos, identidades y subjetividades (LOPES, 2018). Así, este estudio apuntó que las optativas, en tanto Itinerarios Formativos, intentan negar las verdades contextuales, ya que están vinculadas a la BNCC, configurándose en el eje del emprendimiento en la perspectiva de desarrollo de la subjetividad neoliberal a partir de movimientos formativos de jóvenes emprendedores.

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Biografía del autor/a

  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto, é bolsista produtividade em pesquisa 2 e atua como Professora Associada IV do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como coordenadora dos estágios supervisionados na graduação em Pedagogia e como vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), no qual é docente permanente e coordenou a comissão de APCN/Doutorado em Educação aprovado pela CAPES/CTC-ES. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE) da mesma Universidade. Orientou duas pesquisa a nível de pós-doutorado (sendo uma delas CAPES/PNPD), 16 pesquisas a nível de mestrado e 6 a nível de doutorado. Atualmente orienta 5 pesquisas a nível de doutorado, 2 a nível de mestrado e 4 a nível de Iniciação Científica financiadas pela FACEPE/PROPESQ. Coordena o projeto de pesquisa Configurações de políticas e práticas curriculares e avaliativas: entrecruzando diferentes contextos nos cotidianos de professores da educação, financiado pela Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018. É membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e integra a Comissão Avaliadora das propostas PIBIC, na área de Ciências Humanas, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da PROPESQ-UFPE/FACEPE. Participou da organização de dossiês para periódicos especializados com qualificação A, sendo um deles vinculado ao projeto Escola de Altos Estudos. Coordena o grupo de pesquisa (GP) Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas, vinculado GP Discursos e Práticas Educacionais, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Além disso, atuou em 2019 na vice coordenação do programa Escola de Altos Estudos da CAPES / Edital nº 14/2018, projeto realizado em parceria internacional com as professoras Dr.ª Carlinda Leite e Dr.ª Anne-Marie Chartier. Desenvolve atualmente atividades de intercâmbio como pesquisadora-colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carlinda Leite. Na Universidade do Porto, integra a rede CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Novas Tecnologias, onde coordena e desenvolve projetos de pesquisa sobre políticas de formação e práticas curriculares e avaliativas, representando o Brasil em uma parceria internacional entre pesquisadores de Portugal, Angola, Moçambique e Brasil (vinculado ao projeto Universal CNPQ). Faz parte do comitê científico da Revista Lumen (FAFIRE). Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2023-04-15

Número

Sección

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Cómo citar

Políticas curriculares en la nueva Escuela Secundaria de Pernambuco: significados constituidos en materias electivas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14352, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14352. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14352. Acesso em: 15 oct. 2025.