Diálogo e conscientização: a construção do conhecimento na pedagogia freireana 112
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14727Keywords:
EducaçãoAbstract
Este texto mostra a originalidade da concepção epistemológica de Paulo Freire (articulando profundamente o contexto social brasileiro com as teses centrais da fenomenologia e da dialética hegeliano-marxista) que oportuniza o rigor e a fecundidade de sua pedagogia. O conhecimento é visto a partir da totalidade da própria vida humana no mundo, superando-se, assim, as dicotomias e fragmentações tradicionalmente presentes na história da filosofia ocidental, principalmente o dualismo sujeito-objeto que acompanhou a filosofia moderna. A concepção freireana de conhecimento engloba a totalidade da experiência humana por razões intrínsecas à concepção da própria natureza do ato de conhecer, que, segundo Freire, requer a essencial abertura do ser humano ao mundo. Essa abertura recíproca da consciência humana, que revela sua estrutura intencional a partir da qual é possível a dialética consciência-mundo, constitui-se na própria condição da possibilidade do conhecimento. Portanto, é através dessa estrutura que se tornam possíveis a comunicação, o diálogo e a troca de saberes entre os seres humanos, estando estes em constante busca de conhecer o mundo e a si mesmos. É esse processo que desencadeia a conscientização e que possibilita a pedagogia do oprimido.