Acompanhando o processo de tomada de consciência: uma proposta pedagógica de aprendizagem de física apoiada pelo Ava Rooda Tekton
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14729Keywords:
Aprendizagem. Física. Cooperação. Tomada de consciência. Adolescentes.Abstract
Este trabalho objetivou acompanhar e analisar o processo constitutivo da tomada de consciência através de atividades práticas e teóricas apoiadas por um ambiente virtual de aprendizagem de física. Uma proposta pedagógica de aprendizagem de física foi elaborada, disponibilizada em forma de um site e incorporada no ambiente virtual de aprendizagem – Rede Cooperativa de Aprendizagem (Rooda). A metodologia utilizada, os recursos pedagógicos e os dispositivos comunicacionais permitiram acompanhar o processo de aprendizagem numa perspectiva construtivista, baseada em desafios. Os adolescentes que participaram da pesquisa experimentaram um novo espaço relacional, acessaram informações, enviaram dados, discutiram e analisaram questões polêmicas, levantaram hipóteses, testaram possíveis soluções, elaboraram perguntas e respostas. Suas produções foram registradas e publicadas para que todos os envolvidos no processo de aprendizagem a elas tivessem acesso. As produções individuais e as coletivas foram repensadas e reconstruídas pelos sujeitos de pesquisa sempre que necessário, considerando-se o processo de aprendizagem, não somente o produto final.