Acompanhando o processo de tomada de consciência: uma proposta pedagógica de aprendizagem de física apoiada pelo Ava Rooda Tekton

Autores

  • Silvia F S. Moresco Universidade de Passo Fundo Autor
  • Patrícia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14729

Palavras-chave:

Aprendizagem. Física. Cooperação. Tomada de consciência. Adolescentes.

Resumo

Este trabalho objetivou acompanhar e analisar o processo constitutivo da tomada de consciência através de atividades práticas e teóricas apoiadas por um ambiente virtual de aprendizagem de física. Uma proposta pedagógica de aprendizagem de física foi elaborada, disponibilizada em forma de um site e incorporada no ambiente virtual de aprendizagem – Rede Cooperativa de Aprendizagem (Rooda). A metodologia utilizada, os recursos pedagógicos e os dispositivos comunicacionais permitiram acompanhar o processo de aprendizagem numa perspectiva construtivista, baseada em desafios. Os adolescentes que participaram da pesquisa experimentaram um novo espaço relacional, acessaram informações, enviaram dados, discutiram e analisaram questões polêmicas, levantaram hipóteses, testaram possíveis soluções, elaboraram perguntas e respostas. Suas produções foram registradas e publicadas para que todos os envolvidos no processo de aprendizagem a elas tivessem acesso. As produções individuais e as coletivas foram repensadas e reconstruídas pelos sujeitos de pesquisa sempre que necessário, considerando-se o processo de aprendizagem, não somente o produto final.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-04-08

Como Citar

Acompanhando o processo de tomada de consciência: uma proposta pedagógica de aprendizagem de física apoiada pelo Ava Rooda Tekton. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 140–156, 2023. DOI: 10.5335/rep.v10i2.14729. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14729. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)