The higher education for social mobility access

the professional insertion of students who graduated from Baixada Fluminense

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15606

Keywords:

social mobility, university education, cultural capital

Abstract

The aim of this article was to investigate the influence of cultural capital on the social mobility of individuals belonging to low and middle-income classes, seeking to portray, based on Pierre Bourdieu, the structural tendency to perpetuate existing disparities in society's structure. To do so, the study examined the professional integration of individuals from low and middle-income classes with completed higher education. The quantitative research involved a survey-type assessment, with 138 graduates from the Business Administration program at a Higher Education Institution (HEI) in the Baixada Fluminense as research subjects. The results aligned with Pierre Bourdieu's theory, indicating the perpetuation of the lower class in the investigated social structure. This suggests the maintenance of society's elitization, demonstrating greater difficulty in achieving social mobility for individuals with low income, even with a higher education degree.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ana Carolina De Gouvêa Dantas Motta, UNIGRANRIO

    Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) . Entre 2021-2022, atuou como Coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NINT/UNIGRANRIO). Na pesquisa, tem-se dedicado a questões relacionadas ao sofrimento do trabalhador, com enfoque especial nas condições de trabalho, saúde mental, qualidade de vida e na neurodiversidade nas organizações. As questões de gênero também são abordadas, com destaque para a discussão da divisão sexual do trabalho e do patriarcado, com foco na questão da maternidade no mercado de trabalho. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO (Mandato 2023-2025). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274

  • Marco Aurelio Carino Bouzada, UNIGRANRIO

    Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Foi, por mais de 10 anos, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas instiuições. Por mais de 12 anos, foi professor titular do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, tendo sido coordenador adjunto do programa e editor-chefe do periódico acadêmico Adm.MADE . Atualmente é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Admnistração e professor da graduação em Administração da UNIGRANRIO e coordenador e professor do Curso de Formação em Compras e Supply Chain do ALUMNI COPPEAD (UFRJ), além de professor dos Cursos de Formação em Gestão Empresarial e Finanças da insituição. Tem mais de 70 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É organizador e principal autor dos livros Jogando Logística no Brasil; Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais; O uso de ferramentas quantitativas em call centers - previsão e dimensionamento; Logística Operacional Interna; e Laboratório de Logística: testando teoria com um jogo de empresas. Tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.

  • Vilson Vieira De Paula, UNIGRANRIO

    Possuo o título de Mestrado em Sistemas de Gestão UFF (2012), Pós-Graduação em Administração Estratégica UNESA (2007). Outra Pós-Graduação em Gestão e Organizações UFF (2013). Tenho o título de Bacharel em Administração de Empresas - UNESA (2007) e possuo formação como Tecnólogo em Projetos de Redes em Telecomunicações pela UNESA (2001). Sou doutorando em Administração na Unigranrio com previsão de qualificação para março de 2024. Pesquiso os seguintes temas: Administração Geral, Administração Estratégica, Internacionalização de Empresas, Responsabilidade Social e Ambiental, Sistemas de Informações, Logística Empresarial e a Cadeia de Suprimentos, Gestão de Processos e Pesquisa Operacional.

Published

2024-06-03

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo

How to Cite

The higher education for social mobility access: the professional insertion of students who graduated from Baixada Fluminense. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15606, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15606. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15606. Acesso em: 16 oct. 2025.