La educación superior para el acceso a la movilidad social

la inserción profesional de alumnos egresados de la Baixada Fluminense.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.15606

Palabras clave:

movilidad social, Enseñanza superior, capital cultural

Resumen

El objetivo de este artículo fue investigar la influencia del capital cultural en la movilidad social de individuos pertenecientes a las clases baja y media, buscando retratar, basándose en Pierre Bourdieu, la tendencia estructural de perpetuar las disparidades existentes en la estructura de la sociedad. Para ello, el estudio examinó la inserción profesional de individuos de las clases baja y media con educación superior completa. La investigación cuantitativa incluyó un levantamiento tipo encuesta, con 138 egresados del curso de Administración de una Institución de Educación Superior (IES) de la Baixada Fluminense como sujetos de investigación. Los resultados concordaron con la teoría de Pierre Bourdieu, indicando la perpetuación de la clase baja en la estructura social investigada. Esto señala la existencia de la mantenimiento de la elitización de la sociedad, demostrando una mayor dificultad para alcanzar la movilidad social para individuos de bajos ingresos, incluso con un título de educación superior.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Carolina De Gouvêa Dantas Motta, UNIGRANRIO

    Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) . Entre 2021-2022, atuou como Coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NINT/UNIGRANRIO). Na pesquisa, tem-se dedicado a questões relacionadas ao sofrimento do trabalhador, com enfoque especial nas condições de trabalho, saúde mental, qualidade de vida e na neurodiversidade nas organizações. As questões de gênero também são abordadas, com destaque para a discussão da divisão sexual do trabalho e do patriarcado, com foco na questão da maternidade no mercado de trabalho. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO (Mandato 2023-2025). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274

  • Marco Aurelio Carino Bouzada, UNIGRANRIO

    Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Foi, por mais de 10 anos, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas instiuições. Por mais de 12 anos, foi professor titular do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, tendo sido coordenador adjunto do programa e editor-chefe do periódico acadêmico Adm.MADE . Atualmente é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Admnistração e professor da graduação em Administração da UNIGRANRIO e coordenador e professor do Curso de Formação em Compras e Supply Chain do ALUMNI COPPEAD (UFRJ), além de professor dos Cursos de Formação em Gestão Empresarial e Finanças da insituição. Tem mais de 70 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É organizador e principal autor dos livros Jogando Logística no Brasil; Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais; O uso de ferramentas quantitativas em call centers - previsão e dimensionamento; Logística Operacional Interna; e Laboratório de Logística: testando teoria com um jogo de empresas. Tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.

  • Vilson Vieira De Paula, UNIGRANRIO

    Possuo o título de Mestrado em Sistemas de Gestão UFF (2012), Pós-Graduação em Administração Estratégica UNESA (2007). Outra Pós-Graduação em Gestão e Organizações UFF (2013). Tenho o título de Bacharel em Administração de Empresas - UNESA (2007) e possuo formação como Tecnólogo em Projetos de Redes em Telecomunicações pela UNESA (2001). Sou doutorando em Administração na Unigranrio com previsão de qualificação para março de 2024. Pesquiso os seguintes temas: Administração Geral, Administração Estratégica, Internacionalização de Empresas, Responsabilidade Social e Ambiental, Sistemas de Informações, Logística Empresarial e a Cadeia de Suprimentos, Gestão de Processos e Pesquisa Operacional.

Publicado

2024-06-03

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

La educación superior para el acceso a la movilidad social: la inserción profesional de alumnos egresados de la Baixada Fluminense. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15606, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15606. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15606. Acesso em: 16 oct. 2025.