O Trabalho como Princípio Educativo no Estágio Curricular Obrigatório
reflexões sobre um Curso Técnico Integrado
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15754Palavras-chave:
trabalho como princípio educativo, estágio curricular obrigatório, currículo integrado, curso técnico em alimentos, ensino médio integradoResumo
Compreende-se o trabalho como princípio educativo como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. Levando em consideração este conceito, esse estudo teve como objetivo analisar como o trabalho como princípio educativo se apresenta nos registros documentais do estágio curricular obrigatório do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense, câmpus Concórdia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, é uma pesquisa bibliográfica e documental. Trata-se de um estudo de caso. Os dados produzidos foram analisados a partir da metodologia da análise de conteúdo. Os resultados apontam que pode-se considerar que o estágio permitiu a construção de experiências de trabalho, envolvendo o estudante com informações e conhecimentos de aplicação prática que contribuíram com a sua formação profissional, condições básicas para a compreensão do trabalho como princípio educativo.
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