Research in initial teacher training

dialogues with Charles Wright Mills

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16016

Keywords:

teaching internship, teacher education, intellectual craftsmanship, research, Charles Wright Mills

Abstract

This article reflects on the place of research in initial teacher training, basing on the classic text of sociologist Charles Wright Mills, On Intellectual Craftsmanship, appendix of his book The Sociological Imagination, published in 1959. Situated in the debate on teachers/researchers education, and on the theoretical-practical articulation enhanced by it, we seek to discuss how the notes made by Mills towards research practice can also subsidize teaching learning. As a way of empirically anchoring the discussion, we identify in what ways the principles of research and investigative action contained in Mills’s text are concretely developed in the teaching internship experience in Physical Education and Social Sciences undergraduate courses of the Federal University of Minas Gerais, in which we work in teaching and orientation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Graziele Ramos Schweig, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG. Bacharel (2006) e Licenciada (2007) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre (2009) e Doutora (2015) em Antropologia Social pela mesma instituição. No doutorado, realizou estágio sanduíche na University of Saskatchewan/Canadá e missão de estudos na Finlândia (2014). Foi professora na Faculdade de Educação da UFRGS (2012-2013) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (2015-2018). Tem experiência com pesquisa etnográfica e em projetos colaborativos em educação. Seus interesses envolvem: etnografia e/na educação; formação docente; esquizoanálise; articulações entre arte, ciência e educação; processo criativo; estudos sociais da ciência e da tecnologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Docência da FaE/UFMG - Linha de pesquisa: Educação, Ensino e Humanidades.

  • Cláudio Márcio Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado em Educação pela UFMG no ano de 2011. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, pertencente à Faculdade de Educação da UFMG (DMTE/FAE/UFMG), lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Nesta instituição coordena o Grupo de Estudos "CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais", cadastrado junto ao CNPq desde 2017. Atuou também como Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo coordenador da subárea de Educação Física do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, vinculado à CAPES) entre 2013-2016. Foi também membro, no mesmo período, do GEPTCE (Grupo Estudos e pesquisas Teoria Crítica e Educação). Nesta mesma instituição fundou e coordenou por quatro anos o Núcleo de Estudos "CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais". Filiado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 1994, ocupou o cargo de Secretário do CBCE em Minas Gerais (gestão 2014-2016) e atuou por duas gestões no comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Educação Física/Esportes e Escola (GTT-Escola, 2003-2005 e 2005-2007). Tendo atuado como professor por 16 anos em diferentes níveis de ensino da Educação Básica, possui experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente desenvolve suas ações com ênfase nos seguintes temas de pesquisa e intervenção: Educação Física Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; relações entre corpo e educação; processos formativos e educação dos corpos/sentidos na cidade.

Published

2024-12-14

Issue

Section

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

How to Cite

Research in initial teacher training: dialogues with Charles Wright Mills . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16016, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16016. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16016. Acesso em: 16 oct. 2025.