La investigación en la formación inicial de profesores

diálogos con Charles Wright Mills

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16016

Palabras clave:

residencia, formación de profesores, artesanía intelectual, investigación, Charles Wright Mills

Resumen

Este articulo pretende reflexionar acerca del lugar que ocupa la investigación en la formación docente inicial, tomando como punto de partida el texto clásico del sociólogo Charles Wright Mills: Sobre artesanía intelectual, publicado como complemento de "La Imaginación Sociológica" de 1959. Situándonos en el debate sobre la formación de profesores/as-investigadores/as, y sobre la articulación teórico-práctica, por ella potencializada, discutimos de qué modo los apuntes hechos por Mills para la práctica de la investigación pueden apoyar el aprendizaje de la práctica docente. Como una forma de anclar empiricamente la discusión, identificamos de qué maneras los principios de investigación y acción investigativa, que figuran en la obra del sociólogo antes nombrado, son desenvueltos en las producciones derivadas de las residencias docentes de los cursos de profesorado en Educación Física y en Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Minas Gerais, en los que actuamos tanto en la docencia como en la orientación.

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Biografía del autor/a

  • Graziele Ramos Schweig, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG. Bacharel (2006) e Licenciada (2007) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre (2009) e Doutora (2015) em Antropologia Social pela mesma instituição. No doutorado, realizou estágio sanduíche na University of Saskatchewan/Canadá e missão de estudos na Finlândia (2014). Foi professora na Faculdade de Educação da UFRGS (2012-2013) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (2015-2018). Tem experiência com pesquisa etnográfica e em projetos colaborativos em educação. Seus interesses envolvem: etnografia e/na educação; formação docente; esquizoanálise; articulações entre arte, ciência e educação; processo criativo; estudos sociais da ciência e da tecnologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Docência da FaE/UFMG - Linha de pesquisa: Educação, Ensino e Humanidades.

  • Cláudio Márcio Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado em Educação pela UFMG no ano de 2011. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, pertencente à Faculdade de Educação da UFMG (DMTE/FAE/UFMG), lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Nesta instituição coordena o Grupo de Estudos "CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais", cadastrado junto ao CNPq desde 2017. Atuou também como Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo coordenador da subárea de Educação Física do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, vinculado à CAPES) entre 2013-2016. Foi também membro, no mesmo período, do GEPTCE (Grupo Estudos e pesquisas Teoria Crítica e Educação). Nesta mesma instituição fundou e coordenou por quatro anos o Núcleo de Estudos "CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais". Filiado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 1994, ocupou o cargo de Secretário do CBCE em Minas Gerais (gestão 2014-2016) e atuou por duas gestões no comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Educação Física/Esportes e Escola (GTT-Escola, 2003-2005 e 2005-2007). Tendo atuado como professor por 16 anos em diferentes níveis de ensino da Educação Básica, possui experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente desenvolve suas ações com ênfase nos seguintes temas de pesquisa e intervenção: Educação Física Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; relações entre corpo e educação; processos formativos e educação dos corpos/sentidos na cidade.

Publicado

2024-12-14

Número

Sección

Dossiê - O lugar da pesquisa no exercício da docência

Cómo citar

La investigación en la formación inicial de profesores: diálogos con Charles Wright Mills. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16016, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16016. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16016. Acesso em: 16 oct. 2025.