Innovative formative experiences in schools

limits and possibilities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16359

Keywords:

Diálogo, Escola, Formação, Tradição, Inovação

Abstract

The essay problematizes the concepts of innovation and tradition, and presents innovation, in the formative sense, as a purpose to schools. Through an hermeneutic study, it reflects on the concepts of tradition and innovation, grounded on texts from Hans-Georg Gadamer, Hannah Arendt, and Christian Laval, taking a critical stance towards the managerial approach to education. By defending education as formation, it justifies the importance of the tension between tradition and innovation. It also introduces a proposal for formative innovation through four experiences: the critical diagnosis of the era; the reclaiming of the notion of school as free time as opposed to school as productive time; the dialogical-participative mode of school management; and finally, the resumption of studious leisure as opposed to didactic facilitation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. 

  • Catia Piccolo V. Devechi, Universidade de Brasília

    Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, vinculada a Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação PDCA. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo UPF. É coordenadora do GEFFOP - Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores.

  • Luciana Maria Schmidt Rizzi, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2020-2024) – Bolsista Capes. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2020); Especialista em Gestão e Apoio Pedagógico pela Universidade de Cruz Alta (2002); Graduada em Ciências e Matemática pela Universidade de Cruz Alta (1997). Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, atuando como diretora do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada. Tem experiência na área de gestão escolar, coordenação pedagógica e docência nas disciplinas de Ciências, Matemática e Química. Eixos temáticos de investigação: educação, formação e gestão, filosofia da educação, governo de si e governo dos outros, autoformação, formação humana. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e Exercício de Si (PPGEDU/UPF), do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE – PPGEdu/UPF), integrante do Grupo de Estudos em Políticas Públicas para o Ensino Médio (GEPPEM-UFRGS) e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores, da Universidade de Brasília (GEFFOP-UnB).

  • Gislene Garcia, Universidade de Passo Fundo

    Possui graduação em Matemática -LP pela Universidade de Passo Fundo (2004), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2006), mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF (2016). Atuou como docente junto a Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul durante 14 anos. Desde 2004 é professora da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, tendo atuado como Coordenadora Pedagógica durante oito anos. De 2016 a 2021 atuou como Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, em Passo Fundo - RS. Atualmente é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, em Passo Fundo -RS e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF (2021). Participa do grupo de pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEdu/UPF), desde 2014. Tem experiência em Gestão da Educação Básica, processos de formação docente continuada e organização escolar.

  • Vera Dalbosco, EMEF Padre José de Anchieta

    Formada em história pela Universidade de Passo Fundo, especialista em Coordenação e Orientação Educacional. Professora concursada na Prefeitura Municipal de Passo Fundo e atualmente Orientadora e Coordenadora pedagógica na EMEF Padre José de Anchieta no município de Passo Fundo.

Published

2024-10-09

Issue

Section

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

How to Cite

Innovative formative experiences in schools: limits and possibilities. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16359, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16359. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16359. Acesso em: 16 oct. 2025.

Most read articles by the same author(s)