Curricular approaches and teacher education in chemistry in Latin America

some reflections

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17124

Keywords:

Curriculum, Chemistry, Latin America, Education, Teacher training

Abstract

This qualitative study investigated theoretical similarities between teacher curriculum proposals in Chemistry Education and their contributions to teacher training. These approaches can contribute to teacher training. Scientific articles from Latin American journals were analyzed through a Discursive Textual Analysis. Emerging categories are: “Curriculum and curricular approaches: definitions and interrelations”, “Science and Society: contributions to student education” and “Active learning and contextualization in Chemistry Education.” The first discusses the need to reconfigure traditional curricula, the second addresses the development of critical thinking and the relationship between science and social contexts, and the third explores strategies such as inquiry-based teaching and problem-based learning. It is concluded that these approaches, present in Latin America, promote critical and up-to-date teacher education, with a significant influence on teaching.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Márcio, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, Brasil

    Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela mesma instituição, na modalidade sanduíche, com um intercâmbio no Mestrado em Educação da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC). Faço parte do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC - UESC) e do Grupo de Investigación Filosofía, Sociedad y Educación (GIFSE - UPTC). Apresentei e publiquei trabalhos em anais de encontros, congressos e seminários, tanto nacionais quanto internacionais, com ênfase na área de Ensino e Educação Química. Minhas pesquisas abrangem temas como Currículo, Formação de Professores, Decolonialidade e Interculturalidade, desenvolvidas em colaboração com diferentes autores da área.

  • Bianca, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA, Brasil

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciada em Química (UESC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC. Atuou como bolsista de Iniciação Científica (ICB-UESC), com o projeto intitulado: Perspectivas curriculares emergentes no ensino de Química/Ciências: Aproximações teóricas e metodológicas, durante o período de 08/2020 a 07/2021. Atuou também como bolsista de Iniciação Científica (ICB-UESC), com o projeto: Abordagens Curriculares Emergentes para o ensino de Ciências no cenário latino-americano: análise de trabalhos publicados nos anais do Congreso internacional sobre formación de profesores de Ciencias, no perído de 08/2021 a 07/2022.

  • Andrei Steveen, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, Brasil

    Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e licenciado em Química pela Universidad Pedagógica Nacional - UPN da Colômbia. Sua trajetória pessoal e acadêmico-profissional é marcada por sua origem na periferia e pela experiência como imigrante no Brasil. Foi Professor Visitante do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química DQ/CCEN da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM da UESC e no mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFPB. É líder do grupo de pesquisa TRAMAS Científicas, Tecnológicas e Interculturais. Realiza pesquisas relacionadas com Ensino de Química/Ciências, Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Formação/Profissionalização Docente, Decolonialidade no Ensino de Ciências, Processos de Cooperação Latino-americana para a formação de professores e Análise Textual Discursiva.

Published

2025-12-18

Issue

Section

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

How to Cite

Curricular approaches and teacher education in chemistry in Latin America: some reflections. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17124, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17124. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17124. Acesso em: 15 jan. 2026.