Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2072Keywords:
Vínculos com o trabalho e com a universidade. Cognições e afetos nas universidades. Trabalho de coordenadores de curso.Abstract
Caracterizar o processo de vinculação de coordenadores de curso com o trabalho e com a universidade constituiu objetivo deste estudo. A pesquisa qualitativa, com enfoque exploratório e descritivo, teve a recorrência como procedimento associado à técnica de entrevistas (semiestruturadas). Os participantes, coordenadores de curso de universidades de Santa Catarina, destacam que há sobrecarga de trabalho, pouca confiança nas chefias e um sistema de feedback precário. O exercício do potencial e talento dos coordenadores de curso, o valor e sentido atribuídos ao trabalho, a percepção de competência nas atividades político-pedagógicas e as amizades existentes caracterizam seu envolvimento com o trabalho. Os resultados evidenciam que nas universidades brasileiras, de forma geral, pouco ou nenhum preparo há para que professores ocupem cargos gerenciais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-01-27
Issue
Section
Artigos
License
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2072. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2072. Acesso em: 16 oct. 2025.